5 lugares para mães católicas levarem seus filhos

O Dia das Mães se aproxima e com ele aquele sentimento de amor que invade todos os corações… O comércio comemora a alta nas vendas. Afinal, toda mãe gosta de ganhar um presentinho, não é mesmo?

Algo material pode marcar a data, mas as lembranças dos momentos vividos com qualidade na companhia de nossas mães ficam eternizadas no coração!

Por isso, o setor de comunicação da Arquidiocese de Curitiba selecionou cinco lugares na cidade e região para que mães e filhos possam aproveitar um tempo juntos e ainda vivenciar a fé católica.

:: Confira a PLAYLIST de músicas católicas para curtir com as mães

1. Santuário Mãe Rainha de Schoesntatt

Santuário Tabor Magnificat - Santuário Mariano de Schoenstatt
Santuário Tabor Magnificat – Santuário Mariano de Schoenstatt

Localizado no bairro Campo Comprido, seus jardins super bem cuidados e floridos convidam a um passeio orante, onde os filhos podem aprender a amar mais Nossa Senhora. Nos finais de semana é possível, por exemplo, fazer um piquenique em família no jardim e participar da Santa Missa. O local tem uma ótima infraestrutura para receber os visitantes com lanchonete, banheiros e lojinha de artigos religiosos.

Endereço: R. Padre José Kentenich, 552 – Campo Comprido, Curitiba – PR
Contato: (41) 98498-6318
Missas: Segunda a Sexta: 17h | Sábado: 16h | Domingo: 11h e 16h

2. Museu da Vida

Museu da Vida

Com o intuito de acolher toda a família, o Museu da Vida busca disseminar informação e reflexão relacionadas à saúde, nutrição, educação e cidadania. Está localizado no bairro das Mercês e foi criado pela Pastoral da Criança. Por meio de exposições e ações educativas, busca promover o acesso à cultura aos mais diferentes públicos.

As exposições contêm elementos interativos que oferecem oportunidades variadas para as crianças e suas famílias brincarem durante a visita ao museu, estimulando a imaginação e promovendo momentos de diálogo e interação entre gerações.

Além da parte lúdica e cultural, todos os sábados a cantina do Museu da Vida promove a Feijoada da Pastoral da Criança e um delicioso buffet aos domingos. Todo o valor arrecadado é revertido para a entidade.

No próximo domingo, dia 8 de maio, o Museu vai comemorar o Dia da Família com a oficina de vasinhos de amor, feitos com o carimbo das mãozinhas das crianças e dos seus familiares, formando um buquê de laços em família.

post_0805_-_domingo_do_brincar_3resultado

Horário: Segunda à sexta: das 8h às 18h | Sábados, domingos e feriados: das 10h às 19h
Endereço: Rua Jacarezinho, 1691 – Mercês – Curitiba – PR
Telefone: (41) 2105-0250 / 99999-2365
Valores do almoço: R$35,00 por pessoa; criança até 12 anos paga R$17,50 e crianças de 0 a 6 anos não pagam.

3. Bosque do Papa e Memorial da Imigração Polonesa

bosque-do-papa-curitiba-dicas-passeios-e1460091124178

Inaugurado em 1980, logo após a visita do papa João Paulo II a Curitiba, o Bosque do Papa envolve uma área de 48 mil m² onde existia uma antiga fábrica de velas. É cortado pelo rio Belém e inclui uma reserva de mata atlântica, com mais de 300 araucárias.

O Memorial da Imigração Polonesa, instalado nas clareiras do Bosque, reconstitui o ambiente em que viveram os primeiros imigrantes poloneses chegados em Curitiba, por volta de 1871. É um museu ao ar livre que traduz a luta, as crenças, as tradições e estilo de vida daqueles imigrantes.

Sete casas construídas pelos poloneses, com troncos de pinheiro encaixados, foram transportadas do entorno de Curitiba para o Bosque. Calçadas de pedra, equipamentos e utensílios usados pelos poloneses, como uma carroça e uma pipa de azedar repolho, são expostos para visitação.

Realiza-se anualmente, no Bosque do Papa, eventos culturais de tradição polonesa, como a Swieconka (Benção dos Alimentos), no Sábado de Aleluia e a festa de Nossa Senhora da Czestochowa, em agosto.

A Casa dos Troncos, uma construção de imigrantes poloneses de 1883, doada e relocada para o Bosque, foi transformada na Capela de Nossa Senhora de Czestochowa, em homenagem à padroeira da Polônia.

O Bosque também conta com trilha ecológica, ciclovia, palco, loja de artesanato e uma casa de chá, ao estilo polonês.

Endereço: Rua Wellington de Oliveira Viana, 33 – Centro Cívico, Curitiba – PR
Telefone: (41) 3313-7194
Horário de funcionamento do Bosque: Todos os dias das 08 às 18h
Horário de funcionamento do Memorial da Imigração Polonesa: Fechado às segundas-feiras para conservação e limpeza

4. Catedral Basílica Menor de Curitiba

Catedral Basilica Menor

Um dos símbolos maiores da nossa igreja, possui visitas guiadas gratuitas frequentes, que explicam os detalhes e a história da igreja mãe da nossa arquidiocese. Localizada na Praça Tiradentes, é um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade.

Sua construção – de 1876 e 1893 – seguiu o projeto do arquiteto francês Alphone de Plas. Ocupa o mesmo local da antiga matriz do século 17, bem como o da sua sucessora, construída em 1720.

Como suas antecessoras, a Catedral é dedicada e abriga a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Padroeira de Curitiba. É Catedral Basílica Menor desde 8 de setembro de 1993, quando completou 100 anos.

Endereço: R. Barão do Serro Azul, 31 – Centro, Curitiba – PR
Telefone: (41) 3324-5136
A próxima visita guiada será no dia 28 de maio, sábado, a partir das 9h. As inscrições abrem uma semana antes.

Igreja aberta para visitação:
– Segunda-feira: das 11h às 19h
– Terça-feira a domingo: das 7h às 19h

Santas Missas:
– Segunda a Sexta: 12h e às 17h30
– Sábado: 12h e às 15h
– Domingo: 8h30, 10h às 17h30

5. Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo

Mosteiro Trapista

A mãe que procura por reflexão e espiritualidade não pode deixar de visitar o Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo, em Campo do Tenente (PR). Com arquitetura moderna e cercado por mata nativa, o local fica a aproximadamente 90 km da capital paranaense e dá para ir e voltar no mesmo dia.

Lá, o visitante pode se deliciar com os produtos artesanais produzidos pelos próprios monges, como o tradicional bolo de frutas (Monk’s Cake), sete sabores de biscoitos tipo “cookie” e brownie de chocolate. Também é possível participar dos momentos de oração com a comunidade trapista e conhecer um pouquinho da espiritualidade monástica.

Já para quem deseja aliar o passeio com uma experiência de oração mais profunda, o mosteiro oferece o serviço de hospedagem. Tanto as acomodações quanto a alimentação primam pela simplicidade. Os hóspedes e visitantes, por sua vez, são convidados a seguirem a rotina dos monges, participando do Ofício Divino (liturgia das Horas) e da Santa Missa, sempre em espírito de silêncio e recolhimento.

Endereço: Estrada PR 427 km 7 nº 3301, Campo do Tenente – PR
Contato: (41) 3628-1264
Agendamento de hospedaria: [email protected]
Horário de funcionamento: 8h às 12h e 13h10 às 17h.

* DICA EXTRA para o DIA DAS MÃES: Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Conhecido em Curitiba e Região Metropolitana pelas tradicionais novenas de quarta-feira, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro preparou uma programação especial para este Dia das Mães. No dia 8 de maio, o Santuário será enfeitado com centenas de corações em homenagem às mães vivas e falecidas. Um jeito diferente de demonstrar amor e saudades.

Além disso, em todas as missas celebradas no domingo, as fotos dos filhos serão abençoadas. Essa bênção especial tem um significado importante. O maior desejo das mães não é receber algo para si, mas é que seus filhos estejam bem. Por isso a importância dessa bênção dos filhos. Serão 10 missas nesse domingo. Um evento imperdível para mães e filhos.

Jardim de corações em 2021, no Santuário Perpétuo Socorro
Jardim de corações em 2021, no Santuário Perpétuo Socorro.

Horários das Missas: 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 17h, 18h e 19h30.
Endereço: Praça Portugal, s/n – Alto da Glória, Curitiba – PR
Contato: (41) 3253-2031

__

Por

Setor de Comunicação

Arquidiocese de Curitiba