8 Livros católicos para ajudar, inspirar e santificar sua família
A Semana Nacional da Família se aproxima; um tempo oportuno para voltar nosso olhar para o “Santuário da Vida”, termo usado carinhosamente por São João Paulo II quando se referia à família. Que tal escolher um livro para ler e refletir sobre a vocação familiar neste mês de agosto?
Para te ajudar na escolha, selecionamos oito livros católicos que falam sobre este tema:
1. Nos passos de São Luís e Santa Zélia
Luís e Zélia são santos pelo testemunho de seriedade de sua fé vivida na família. Não eram sacerdotes, não pertenciam a nenhuma ordem religiosa, nem eram teólogos. Quem eram então? Um homem e uma mulher que se amaram e desejaram formar uma família para a glória de Deus. Leigos que se colocaram nas mãos de Deus para que fossem utilizados como instrumentos de bênção a todos que os cercavam. São exemplos de vida cristã, fonte de inspiração e amigos que nos ajudam a trilhar o caminho e a viver o projeto de Deus para as nossas famílias.
Dos nove filhos que tiveram juntos, quatro morreram prematuramente. As cinco filhas que chegaram à idade adulta tornaram-se freiras, dentre as quais, Santa Teresinha do Menino Jesus, doutora da Igreja.
2. Cartas de amor de uma santa
Santa Gianna Beretta Molla nasceu na Itália, em 1922. Foi médica, esposa e mãe de quatro filhos. Durante sua última gravidez, para não por em risco a vida do filho, passou por graves complicações de saúde e morreu poucos dias após o parto. Esse livro oferece ao leitor a possibilidade de conhecer de perto a vida dessa santa esposa e mãe, por meio das cartas que ela escreveu ao seu marido.
3. Os temperamentos no matrimônio
É no matrimônio cristão que a teoria sobre os temperamentos se revela mais importante e útil. Art e Laraine Bennett, valendo-se de sua vasta experiência no aconselhamento de casais e de sua vivência cristã, apresentam ao leitor todas as possíveis combinações entre os quatro temperamentos e como se dá sua interação complexa e curiosa no cotidiano da vida conjugal. Numa linguagem descontraída e divertida, os autores mostram que o conhecimento mútuo, dos padrões de reação típicos de cada temperamento, deve conduzir não ao desejo de mudar o outro, mas de ajudá-lo a crescer no caminho da santidade.
4. Sagrada Família entre fraldas e anjos
A Sagrada Família é mais parecida com a sua do que você imagina! Quando vemos as representações da Sagrada Família, quase todas mostram Jesus, Maria e José com semblantes tranquilos e auréolas, enxergamos neles um modelo do que deveríamos seguir, mas sentimos que jamais chegaremos a seus pés. Mas é possível enxergar a Sagrada Família de uma maneira diferente A partir do estudo dos costumes, da realidade política, econômica e geográfica da época, além dos apócrifos e do trabalho de teólogos, Alexandre e Viviane Varela mostram os valores e ensinamentos indispensáveis que podemos tirar da vida de Nossa Senhora, São José e Jesus. Descubra como a Sagrada Família pode ajudar você a aproveitar a vida em família e a revelar o sagrado presente em seu cotidiano.
5. Regra de vida para mães
Herança dos Padres do deserto, uma regra de vida é uma maneira de traduzir a fé nos hábitos e ritmos de nossa vida cotidiana, elegendo certas práticas espirituais em meio a nossos deveres de estado. Combinando a sabedoria monástica com as circunstâncias e particularidades da própria vida, todos podem estabelecer para si uma regula, uma medida na qual apoiar-se a fim de consagrar a Deus sua existência.
Holly Pierlot dirige-se às mães que, talvez perdidas, desejam responder generosamente ao chamado do Senhor à santidade. Sugerindo um modelo de regra de vida para elas, a autora mostra como é possível conciliar o cuidado do lar, o amor ao marido, a criação de bons filhos para Deus e os interesses pessoais; tudo isso crescendo em intimidade e amor para com Ele.
6. Pequenos passos possíveis
Chiara Corbella Petrillo foi uma jovem Italiana que faleceu em 2012, aos 28 anos, depois de escolher adiar o tratamento de um câncer para depois do nascimento do seu terceiro filho. A história da sua vida logo percorreu o mundo e hoje a ela é modelo para muitos jovens. No dia 15 de setembro de 2013, foi organizado um evento em Assis (Itália) para falar sobre Chiara. Este livro traz os testemunhos que seus familiares e amigos compartilharam nessa ocasião. “Não é um novo livro sobre Chiara, mas apenas outra fonte. Espero que estas lembranças também façam bem a todos que não puderam vir.” (Enrico Petrillo, marido de Chiara).
7. O pai cristão
Esta obra é um legítimo molde para o pai que deseja cumprir seus deveres com fidelidade e conduzir os seus filhos no caminho das virtudes e da santidade. Com exposições claras a respeito dos deveres do pai cristão, o livro contribui imensamente para o exercício da paternidade católica e, consequentemente, para a salvação de mais almas. Para tanto, esta obra traz temas importantíssimos, como o dever do pai de ser verdadeiramente cristão, o perigo de frequentar bares, o modelo de pai que o cristão deve buscar, dentre outros. Além disso, ao final, Padre Lambert traz uma seleta de orações para ajudar o fiel na busca pela santidade, com diversas devoções, ladainhas etc.
8. As pequenas virtudes do lar
Nesta obra, o padre Georges Chevrot dá-nos a conhecer uma a uma, na linguagem simples de um colóquio entre amigos, algumas das principais virtudes que se encontram na base do relacionamento. São verdades simples e exigentes como todas as do Evangelho, e, como as do Evangelho, acessíveis e eficazes para quem se disponha a ter ouvidos para ouvir. Não seria um elemento de coesão e de paz que todos os que vivem debaixo do mesmo teto se esforçassem por ser corteses e agradecidos, bem-humorados e benevolentes, sinceros e pacientes, pontuais e perseverantes? Estas “pequenas” virtudes são grandes virtudes. Elas bastam para converter a vida diária de uma família em algo atraente e amável, que realiza os pais e encaminha os filhos.
__
Por
Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba