8 lugares católicos próximos a Curitiba para viajar em família

Para quem tem filhos, o mês de julho é sinônimo de férias. E nem sempre os pais conseguem tirar muitos dias para fazer aquela viagem longa nesta época do ano.

A solução, muitas vezes é planejar uma viagem curta para dar uma “arejada” na cabeça e começar o segundo semestre com força total.

Pensando nisso, selecionamos oito lugares de turismo religioso próximos a Curitiba – nos estados do Paraná e Santa Catarina – onde você pode unir a fé e o entretenimento no mesmo passeio. Afinal, como nos ensina o Papa Francisco, “a herança mais bela e maior que um homem ou uma mulher pode deixar aos filhos é a fé”.

Confira as dicas e boa viagem!

Foto divulgação
Foto divulgação

Parque do Monge – Lapa (PR)

O lugar aonde viveu o monge João Maria expõe em um belo parque uma religiosidade presente no coração da Lapa. O Parque Estadual do Monge tem como principal atração a Gruta do Monge, onde em 1847 viveu o místico João Maria D’Agostinis, que se dedicava ao estudo das plantas, medicava enfermos, realizava profecias e fazia orações. Possui uma significativa vegetação, além de quedas d’água e um mirante. No alto da elevação, quase na entrada do Parque, está a estátua de Cristo abençoando a cidade.

O parque também oferece um mirante, a trilha da “Pedra Partida” e o Espaço Monge, uma área dedicada à meditação, oração ou culto de qualquer natureza. Além disso, possui um espaço para o acendimento de velas e acolhimento dos objetos deixados pelos devotos em sinal de agradecimento pela graça atingida.

O Parque do Monge fica a 71 km de Curitiba e é aberto de quarta a segunda-feira, das 9h às 17h.

Endereço: Av. Getúlio Vargas, s/n – Zona Rural, Lapa (PR)
Informações: (41) 3213-3400 ou 3622-7686 ou pelo site.

Obras - Monge da Lapa - Obras de revitalização do parque do Monge da Lapa e do acesso ao local - Foto Jorge Woll - SEIL/DER
Monge da Lapa – Obras de revitalização do parque do Monge da Lapa e do acesso ao local – Foto Jorge Woll – SEIL/DER

Parque histórico – Carambeí (PR)

Considerado um dos maiores museus a céu aberto do Brasil, com seus mais de 100 mil m², o Parque Histórico de Carambeí se destaca por ser um projeto de caráter sociocultural com o compromisso de preservar a memória dos imigrantes que se estabeleceram na cidade de Carambeí e difundir a cultura por meio de seu Patrimônio Material e Imaterial.

Um complexo de alas museais integradas que remete às estruturas de ecomuseus dos países escandinavos, tem por objetivo resgatar memórias e provocar uma imersão cultural e experiência sensorial em seus visitantes, por meio de espaços que reproduzem a dinâmica do estilo de vida do colono no início do século XX. Um parque ecológico, inspirado no estilo do holandês Zaanse Schans, amplos jardins, Casa de Memória, anfiteatro e um Koffiehuis – confeitaria e restaurante, que oferece um cardápio com culinária típica e tradicional.

Para os católicos, é interessante notar a influência da fé nas primeiras comunidades de imigrantes e o papel da igreja para fortalecer a identidade destes colonos.

O Parque Histórico de Carambeí fica a 140km de Curitiba e funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Os ingressos custam R$20,00 inteira e R$10,00 para professores, crianças de 7 a 17 anos, estudantes, doadores de sangue regulares, PCD e profissionais da área de saúde com documento comprobatório. Crianças até 6 anos e pessoas acima de 60 anos têm entrada gratuita. Nas quartas-feiras a visitação também é gratuita, exceto para grupos que deverão agendar com antecedência.

Endereço: Av. dos Pioneiros, 4050 – Carambeí (PR)
Informações: (42) 3231-5063 (42) 8433-4639 ou pelo site.

Foto divulgação
Foto divulgação

Centro de Espiritualidade Josefina – Apucarana (PR)

A Exposição Iconográfica do Centro de Espiritualidade Josefino Marelliana foi criada em 2012 e inicialmente apresentada a Iconografia Josefina. A partir de 2014 a exposição foi ampliada e incluiu também a Iconografia Mariana e a Iconografia Marelliana. Atualmente a exposição conta com mais de 6.000 ícones e tem sido visitada por milhares de pessoas.

O local proporciona aos amantes da arte sacra, assim como às pessoas que cultivam a devoção aos santos, o que de melhor foi produzido em pintura, escultura e imagens sacras ao longo dos séculos por meio dos pincéis, cinzéis e imaginação dos grandes artistas ao retratarem aspectos das cenas evangélicas e da devoção popular.

Trata-se de uma área de espaço privilegiado e bonito. De grande riqueza expressa a alma artística dos melhores e mais renomados Mestres, pintores e escultores. Todo esse patrimônio não é um armazém representativo da arte, mas um ponto referencial de evangelização e de aprofundamento da vocação, da missão e da santidade dos personagens envolvidos na expressão da arte.

O Centro de Espiritualidade Josefino Marelliana fica a 363 km de Curitiba e funciona de segunda a sábado, das 13h30 às 17h30.

Endereço: Rua Arthur Bernardes, 600 – Vila Feliz – Apucarana (PR)
Informações: (43) 99608-9539 ou pelo site.

Foto divulgação
Foto divulgação

Santuário São Miguel Arcanjo – Bandeirantes (PR)

É o terceiro maior santuário dedicado ao Arcanjo Miguel no mundo e chega a receber 50 mil fiéis por ano. Possui amplas instalações e está localizado no alto de um morro, com vista privilegiada da natureza ao redor.

O destaque é a gigantesca imagem de São Miguel Arcanjo, feita de aço inox, no alto da torre. Dispõe também de praça de alimentação, lojinha de souvenirs  e uma gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

O Santuário de São Miguel Arcanjo está localizado a 418 km de Curitiba e tem missas diárias às 15.

Endereço: BR-369 – KM58, Bandeirantes (PR)
Informações: (43) 3145-7500, (43) 99173-5541 ou pelo site.

Foto divulgação
Foto divulgação

Seminário do Sagrado Coração de Jesus – Corupá (SC)

Fundado por padres alemães na década de 1930, com uma arquitetura única no país e jardins europeus cuidadosamente conservados, o Seminário do Sagrado Coração de Jesus possui museu de taxidermia e história, restaurante de comida alemã, loja e capela disputada para casamentos. É um destino muito procurado pelas famílias da região, principalmente aos domingos.

A capela está aberta à visitação, aos domingos, das 9h às 17h e às 10h é celebrada a Santa Missa. O museu e a loja de souvenirs também funcionam aos domingos, das 12h30 às 17h. Também aos domingos, o “Restaurante Seminário” abre suas portas com gastronomia típica germânica, a partir das 11h30.

O seminário fica a 150km de Curitiba e tanto o restaurante quanto o museu abrem aos domingos, das 12h às 17h.

Endereço: Rua Padre Gabriel Lux, 900 – Seminário – Corupá (SC)
Informações: (47) 3375-1194 ou pelo site.

Foto divulgação
Foto divulgação

Santuário Mariano – Angelina (SC)

Localizado no centro da cidade, numa antiga colônia alemã, o Santuário Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Angelina é destino de constantes peregrinações e romarias. O complexo do Santuário compreende a Igreja Matriz, a subida no morro com as estações da via sacra, e a bela Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. A gruta atrai fiéis de varias cidades e regiões, pois é conhecida pelas inúmeras graças alcançadas. Vale a pena visitar também o convento franciscano e os restaurantes da região.

O Santuário fica a 360km de Curitiba e as missas acontecem de terça a sábado às 19h, e aos domingos às 10h e 15h.

Endereço: Praça Nicolau Kretzer,254 – Centro, Angelina (SC)
Informações: (48) 3274-1185 ou pelo site.

santuario-angelina
Foto divulgação

Santuário Santa Paulina – Nova Trento (SC)

O Santuário Santa Paulina é um parque ecológico com mais de 30 pontos de visitação, onde o visitante pode rezar, contemplar, meditar, refletir, voltar na história e passear pelas belas trilhas em meio à natureza que o local oferece. O complexo também possui uma ótima estrutura com restaurante próprio, hospedagem e loja de souvenirs.

Fica a 263 km de Curitiba e seus espaços externos abrem diariamente, das 7h às 17h30. O templo é aberto de segunda a domingo, das 7h às 18h e as missas acontecem de terça a sábado, às 10h e 15h e aos domingos, às 8h, 10h, 14h e 16h.

Endereço: Rua Madre Paulina, 3988 – Vígolo, Nova Trento (SC)
Informações: (48) 3267-3030 ou pelo site.

Foto divulgação
Foto divulgação

Santuário Nossa Senhora de Azambuja – Brusque (SC)

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio de Azambuja que foi elevado à dignidade de Santuário Episcopal em 01 de setembro de 1905 é considerado um ponto de parada obrigatório de turistas de todo o Brasil que pagam promessas e fazem pedidos à Santa ou apenas querem conhecer o local. Azambuja se tornou um centro de peregrinações a partir de abril de 1887 quando a capela recebeu a bênção do Padre Marcello Rocchi, crescendo o número de romeiros e vendo a importância espiritual que alcançava o Padre Antônio Eising inicia a construção de uma nova igreja, no mesmo ano em que chega a Brusque, 1982. Atualmente o Pe. José Henrique Gazaniga ocupa a função de reitor.

Além da majestosa igreja dedicada a Nossa Senhora do Caravaggio, com vitrais dignos de serem contemplados, o santuário é composto por outras atrações como o Museu de Arte Sacra Dom Joaquim, o Seminário Arquidiocesano e o Morro do Rosário.

Lá, um caminho que sobe ladeira acima, ladeado de milhares de flores coloridas, convida os fiéis à oração, contemplando as etapas da vida de Jesus, manifestadas em lindas estátuas e imagens.

O Santuário Nossa Senhora de Azambuja fica a 244 km de Curitiba e as missas acontecem de segunda a sexta, às 19h; no sábado, às 16h e 19h e aos domingos, às 6h, 8h30, 10h30, 16h e 19h.

Endereço: Rua Azambuja, 1076 – Brusque (SC)
Informações: (47) 3396-6276 ou pela página.

Foto divulgação
Foto divulgação

__

Por

Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba

 

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo