Abertas as inscrições para o I Retiro de Cientistas Católicos, em Belo Horizonte (MG)

De 4 a 6 de novembro, a Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC) – vinculada à Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) -, promove  o I Retiro de Cientistas Católicos, que tem como tema ‘Da amizade com Deus à amizade social’.

O evento, que tem apoio do Setor Universidades da comissão, será realizado presencialmente na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG). As inscrições podem ser feitas pelos sites catolicosnaciencia.org.br e culturaeducacaocnbb.com e o investimento é de R$ 372,00, valor no qual estão incluídos a hospedagem e a alimentação.

Espiritualidade e saúde mental

A programação do retiro vai contar com a presença do arcebispo de BH e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, do bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO), dom Francisco Agamenilton Damascena, e do assessor de Setor Educação da Comissão para Cultura e Educação da CNBB, padre Júlio Cesar Resende, entre outros convidados.

“O retiro para mestres e doutores é um importante gesto neste tempo em que nos propomos a refletir sobre a saúde mental na Educação Superior. Como sabemos, é sobretudo na pós-graduação em que se concentram os maiores casos de sofrimento psíquico, por conta dos prazos e pressões encontradas para o desenvolvimento do trabalho. Este retiro para mestres e doutores faz parte deste esforço, iniciado com a publicação do subsídio Serviço de Escuta Universitária”, destaca o assessor da comissão, padre Danilo Pinto.

Ainda segundo padre Danilo as meditações dos pregadores vão inspirar os temas que vão integrar os roteiros de encontro dos cientistas católicos (mestres e doutores) e vão iluminar o cotidiano dos grupos locais de cientistas católicos nas igrejas particulares.

O I Retiro de Cientistas Católicos será prosseguido pelo I Encontro de Colaboradores da SBCC ao qual, também, todos são convidados a participar. Na oportunidade, serão trabalhadas as ações pastorais junto ao público dos cientistas católicos.  “Muitas destas ações, são desenvolvidas em parceria com o Setor Universidades da CNBB, que partilha de objetivos pastorais comuns com a SBCC, no específico do público dos mestres e doutores”, pontua padre Danilo Pinto.

De acordo com o presidente da SBCC, professor doutor Everthon Oliveira, neste pouco tempo de caminhada da SBCC, chamada a encampar os valores do evangelho no mundo da pesquisa científica, tornou-se evidente, a necessidade de colaborar no acompanhamento pastoral dos cientistas.

“A CEPCE, especialmente o Setor Universidades da CNBB, compartilham do desafio de oferecer subsídios aos mestres e doutores para sua caminha de fé. Foi dessa parceria e em resposta àquela demanda que surgiu a proposta do I Retiro de Cientistas Católicos cujo tema é ‘Da Amizade com Deus à Amizade Social’”, disse.

Concomitante ao retiro, ele lembra que acontecerá um encontro de colaboradores a fim de se refletir sobre as ações pastorais para o público de mestres e doutores, e as atividades realizadas pelas SBCC, a CNBB e outras instituições parceiras. Em especial, será apresentada a proposta do III Congresso de Humanismo Solidário na Ciência que ocorrerá no ano de 2023 na PUC-PR e em parceria com o Instituto Fé e Ciência desta mesma instituição.

Programação:

04/11 – Sexta-feira
19h – Jantar
19h30 – Boas Vindas (Pe. Danilo Pinto, Assessor do SU/CNBB) / Programação (Prof Everthon Oliveira, Presidente da SBCC)
19h45 – Meditação 1 – Da Amizade com Deus à Amizade Social: Visão de Integral de Pessoa Humana. (Pregador: Pe. Júlio Resende, Assessor do Setor Educ. da CNBB)
20h30 – Oração / Congraçamento / Convivência

05/11 – Sábado
7h – Café da Manhã
8h – Missa e Meditação 2: Da Amizade com Deus à Amizade Social: Visão de Sociedade. (Pregador: D. Walmor Oliveira, Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da CNBB)
9h30 – Meditação 3 – Da Amizade com Deus à Amizade Social: Visão de Cristo. (Pregador: (D. Francisco Agamenilton, Bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO)
14h – Abertura (Prof Everthon Oliveira, CEFET-MG / Presidente da SBCC) e Programação (Professor Thiago Paulino, CEFET – MG / Tesoureiro da SBCC)
14h15 – Painel 1: Revista e Grupo de Pesquisa em Humanismo Solidário na Ciência
15h – Painel 2: Proposta de Grupos Locais da SBCC: Modelagem dos Encontros
16h – Painel 3: III Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência e II Congresso Internacional de Humanismo Solidário da Ciência
17h – Oração do Angelus
18h – Convivência
19h – Jantar

06/11 – Domingo
07h – 8h: Café da Manhã
08h – Missa (Pe. Danilo Pinto SU / CNBB – Comitê Teológico da SBCC)
09h – Painel 4: Setor de Comunicação e de Captação de Sócios.
10h – Painel 5: Estrutura Administrativa

Serviço:

I Retiro de Cientistas Católicos e I Encontro de Colaboradores da SBCC.
Tema: Da amizade com Deus á amizade social.
Quando: 4/11/2022 (a partir das 18h) à 6/11/2022 (após o almoço).
Onde: Casa de Retiros São José – Av. Itaú, 475, bairro Dom Bosco, Belo Horizonte/MG
Investimento: R$ 372,00 Hospedagem e Alimentação
Inscrições: www.catolicosnaciencia.org.br e www.culturaeducacaocnbb.com