A Arquidiocese de Curitiba, por intermédio do Conselho Gestor do Fundo Diocesano de Solidariedade – FDS, vem tornar pública a abertura do Edital de 2022 e comunicar que o período de inscrição de projetos sociais será de hoje, 02/03/2022 a 18/04/2022, fundamentados na Campanha da Fraternidade 2022 que tem como tema: “Fraternidade e Educação” e como lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26).
Dos valores arrecadados pela Coleta Nacional da Solidariedade da Campanha da Fraternidade – CF 2022, realizada no Domingo de Ramos – 10/04/2022 – 60% serão destinados ao Fundo Diocesano de Solidariedade – FDS. Os demais 40% serão destinados ao Fundo Nacional de Solidariedade.
O Fundo é resultado de uma coleta solidária, que tem como finalidade apoiar projetos que combatam a exclusão social, garantindo sua aplicação em favor de iniciativas que concretizem os objetivos da Campanha da Fraternidade de cada ano.

O QUE É O FUNDO DIOCESANO DE SOLIDARIEDADE?
O Fundo Diocesano de Solidariedade é resultado da Coleta Nacional da Solidariedade que acontece todos os anos como gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF). Dos valores arrecadados pela Coleta Nacional, 60% serão destinados ao Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), os demais 40% serão destinados ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). O Fundo tem como finalidade apoiar projetos que combatam a exclusão social e contribuam para a redução das desigualdades sociais, garantindo sua aplicação em favor de iniciativas que concretizem os objetivos da Campanha da Fraternidade de cada ano.
COMO AJUDAR?
Um dos modos de estabelecer a comunhão com o próximo é viver a solidariedade como compromisso de amor. Um amor que partilha, que cuida e também se doa. Para isso, em todo Domingo de Ramos é realizada a Coleta Nacional da Solidariedade, onde 60 % do valor arrecadado é destinado para ações sociais das dioceses e 40% é destinado ao Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB.
Com a contribuição financeira, chega-se a muitas pessoas a quem, pela fé em Jesus Cristo, chamamos irmãos e irmãs. A alegria de quem doa sempre encontra o sorriso e a gratidão de quem precisa e recebe essa ajuda.
COMO SE DÁ O ACESSO AO FDS DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA?
O FDS da Arquidiocese de Curitiba recebe as demandas dos grupos através da apresentação de projetos (o roteiro para a formulação está disponível no anexo 1 do Edital FDS 01-2022) São incentivados prioritariamente projetos que atendam os gestos concretos da Campanha da Fraternidade, este ano em especial, nos seguintes eixos:
EIXO 1. Pandemia da Covid-19 e Seus Impactos na Educação;
EIXO 2. Educação Para A Solidariedade E Fraternidade;
EIXO 3. Superação Das Desigualdades Pela Educação.
EDITAL FDS 01-2022
Pingback: Arquidiocese de Curitiba apresenta Campanha da Fraternidade em Coletiva de Imprensa