Aconselhamento Pastoral, Mariologia e Cerimoniários são os novos cursos do IAFFE

Se você procura formação nas áreas de Aconselhamento Pastoral e Escuta Ativa; Mariologia e Piedade Popular e/ou Formação para Cerimoniários, o Instituto Arquidiocesano de Formação na Fé (IAFFE) da Arquidiocese de Curitiba está com inscrições abertas!

As aulas vão iniciar no próximo dia 17 de julho e serão ministradas em cinco módulos, sempre aos domingos, das 8h às 16h30 com intervalo para o almoço. Para garantir a vaga, o aluno deve acessar o site do IAFFE, escolher a escola ou o curso que deseja fazer, preencher o formulário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição (R$40,00).

Durante os cinco meses do curso, o aluno deverá pagar uma taxa mensal de R$25,00. Os materiais produzidos pelos facilitadores serão disponibilizados aos participantes e ao final todos receberão o certificado digital.

Curso de Mariologia e piedade popular

O objetivo deste curso é aprofundar os conhecimentos sobre a importância de Maria no mistério de Cristo e da Igreja, estudando o lugar da Mãe do Redentor na Bíblia, no Dogma e na Liturgia para enriquecer o diálogo ecumênico, a prática pastoral e a espiritualidade. As disciplinas do curso são: introdução a Mariologia; Maria no Novo Testamento; os 4 dogmas marianos; Maria no Concílio Vaticano II; reflexões acerca do culto mariano; os santuários marianos e a piedade popular.

O curso é composto por cinco módulos, com aulas remotas, pré-agendadas para os dias 17 de julho; 21 de agosto; 18 de setembro; 9 de outubro e 20 de novembro.

Escola para cerimoniários

A Escola para Cerimoniários tem o objetivo de promover uma formação sólida sobre o serviço do cerimoniário na Sagrada Liturgia, além de proporcionar, de maneira prática, uma eficaz instrução sobre o serviço do ministério, tornando apto para auxiliar em celebrações solenes e estacionais, servindo o altar de modo consciente, ativo e frutuoso. Divide-se nas seguintes disciplinas: Ser Cerimoniário / Ministérios litúrgicos e suas respectivas funções; Ano Litúrgico / Missa parte por parte; Vestes litúrgicas / Insígnias Episcopais; Livros litúrgicos / Cerimonial dos Bispos e Celebrações solenes / Semana Santa.

O curso é composto por cinco módulos, com aulas presenciais no Salão Nobre da Cúria Metropolitana, pré-agendadas para os dias 17 de julho; 21 de agosto; 18 de setembro; 9 de outubro e 20 de novembro.

Escola de aconselhamento pastoral e escuta ativa

O objetivo desta escola é capacitar líderes para que possam gerenciar conflitos, mediar situações que necessitam de aconselhamento e cuidado pastoral, dentro da mística cristã e de forma eficaz. As disciplinas trabalhadas na escola são: a relação de ajuda; gestão de pessoas; saúde mental e espiritual; desenvolvimento de habilidades e o cuidado pastoral.

O curso é composto por cinco módulos, com aulas remotas, pré-agendadas para os dias 17 de julho; 21 de agosto; 18 de setembro; 9 de outubro e 20 de novembro.

Conheça o IAFFE

O IAFFE – Instituto Arquidiocesano de Formação na Fé, foi idealizado a mais de 30 anos pensando em proporcionar um itinerário formativo constante para leigos(as), almejando formar novas e fortes lideranças para consolidar uma Igreja permanente de missão.

O instituto é coordenado pela Comissão da Animação Bíblico Catequética que sempre busca atender as urgências de formação, auxiliando na preparação de bons interlocutores a serviço do ministério pastoral.

Atualmente o IAFFE conta com quatro escolas pilares para uma formação aprofundada: Escola Bíblica, Escola Teológica, Escola Catequética e Escola Litúrgica, mas anualmente procura proporcionar novas escolas ou cursos abordando temas que exigem da Igreja uma atenção especial.

Mais informações: (41) 2105-6318, 98740-3653 ou pelo e-mail catequese@mitradecuritiba.org.br

Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba