ano-jubilar

De 8 de setembro de 2018 até 30 de setembro de 2019 a Arquidiocese de Curitiba vive a comemoração aos 350 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba, hoje Catedral Basílica Menor. O Ano Jubilar, decretado em toda a Arquidiocese, teve início em 8 de setembro de 2018, Solenidade de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, e terá seu encerramento em 30 de setembro de 2019, aniversário de 125 anos da instalação da Diocese de Curitiba. Uma missa no dia 28 de setembro de 2019 será realizada para marcar o encerramento do Ano Jubilar.

A alegria de poder viver esse Ano Jubilar é de todos os fiéis, sobretudo porque a Catedral é nossa “casa comum” e a casa da nossa mãe, a Senhora da Luz – padroeira não apenas da paróquia da Catedral, mas de toda a Arquidiocese de Curitiba.

Neste Ano Jubilar, a devoção a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais deve ser aprimorada e estimulada, para que nossa Padroeira seja mais conhecida e amada entre todos os fiéis de nossa Arquidiocese.

catedral
350 anos da Paróquia da Catedral
Fundada em 1668, a Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais completou 350 anos em 8 de setembro de 2018. Hoje, a paróquia carrega o título de Catedral Basílica Menor. A Solenidade da Padroeira de 2019 será realizada em meio às comemorações do Ano Jubilar.  Confira a programação.
Por que fazer um Ano Jubilar?
O jubileu é uma tradição do povo de Deus desde o Antigo Testamento. É visto como um ano sagrado, de libertação e descanso. Ao longo da história da Igreja, anos jubilares foram proclamados com diferentes espaços de tempo e por diferentes razões, como os 300 anos de Aparecida ou o Ano da Misericórdia. Saiba mais aqui.
selo
O selo comemorativo
Na Solenidade de Corpus Christi 2018, foi oficialmente lançado um concurso para a escolha do Selo Comemorativo do Jubileu de 350 anos da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. A submissão de respostas foi até o dia 30 de junho e a autora do selo ganhador foi Vera Andrion. Veja o selo.
A Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba

Confira o site da Catedral de Curitiba

Notícias do Ano Jubilar:
a-catedral-e-o-povo-acorrendo-a-ela-no-dia-de-sua-inauguracao-7-de-setembro-de-1893
missa-ano-jubilar
43880620534_1d35b6b4dd_o