ano-jubilar

Em 2018, a Arquidiocese de Curitiba tem a alegria de comemorar os 350 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba, hoje Catedral Basílica Menor. Para marcar esta data especial, um Ano Jubilar foi decretado em toda a Arquidiocese, com início em 8 de setembro de 2018, Solenidade de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, e encerramento em 30 de setembro de 2019, aniversário de 125 anos da instalação da Diocese de Curitiba.

A alegria de poder viver esse Ano Jubilar é de todos os fiéis, sobretudo porque a Catedral é nossa “casa comum” e a casa da nossa mãe, a Senhora da Luz – padroeira não apenas da paróquia da Catedral, mas de toda a Arquidiocese de Curitiba.

Neste Ano Jubilar, a devoção a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais deve ser aprimorada e estimulada, para que nossa Padroeira seja mais conhecida e amada entre todos os fiéis de nossa Arquidiocese.

catedral
350 anos da Paróquia da Catedral
Fundada em 1668, a Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais completa 350 anos em 8 de setembro de 2018. Hoje, a paróquia carrega o título de Catedral Basílica Menor e é patrimônio histórico, cultural e religioso de Curitiba. Participe da Solenidade de abertura do Ano Jubilar. Confira a programação.
Por que fazer um Ano Jubilar?
O jubileu é uma tradição do povo de Deus desde o Antigo Testamento. É visto como um ano sagrado, de libertação e descanso. Ao longo da história da Igreja, anos jubilares foram proclamados com diferentes espaços de tempo e por diferentes razões, como os 300 anos de Aparecida ou o Ano da Misericórdia. Saiba mais aqui.
selo
O selo comemorativo
Na Solenidade de Corpus Christi 2018, foi oficialmente lançado um concurso para a escolha do Selo Comemorativo do Jubileu de 350 anos da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. A submissão de respostas foi até o dia 30 de junho e a autora do selo ganhador foi Vera Andrion. Veja o selo.
A Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba

Confira o site da Catedral de Curitiba

Notícias do Ano Jubilar:
indulgencias_fundo
procissao-padroeira
nossa-senhora-da-luz-768x1024
Estátua da Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no Museu Paranaense. Foto reproduzida de Curitiba Space
flores-padroeira
nossa-senhora-da-luz-dos-pinhais