Arquidiocese de Curitiba marca presença no XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar

A Arquidiocese de Curitiba participou do XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar que ocorreu entre os dias 26 e 28 de agosto de 2022 no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), em Governador Celso Ramos (SC). Foram três dias de muito aprendizado, animação, confraternização, palestras, testemunhos e encontro de agentes da Pastoral Familiar e movimentos familiares de todo o Brasil.

Estiveram presentes, representando a Arquidiocese de Curitiba, o Diácono Luís; o casal Coordenador da Comissão Família e Vida, Roberto e Márcia; o casal Coordenador da Pastoral Familiar Região Episcopal Norte, Nelson e Rosa; o casal Secretário da Comissão Família e Vida, Fernando e Rosa e o casal Coordenador da Região Episcopal Sul, Luiz e Carmem.

O evento teve início com a Santa Missa celebrada por dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis e concelebrada por vários bispos e padres de todo o Brasil, inclusive o bispo referencial da Pastoral Familiar Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Bruno.

whatsapp-image-2022-09-14-at-22-12-28

O tema do Congresso “Amor familiar, vocação e caminho de santidade” proporcionou aos participantes algumas reflexões: “Os desafios da família cristã no mundo de hoje”; “Família e sinodalidade, um processo de encontro, escuta e discernimento para caminhar juntos” e “As redes sociais são ambientes para nossa família?”.

De acordo com o padre Crispim Guimarães dos Santos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) o Congresso foi pensado para “aprofundar aquilo que aconteceu em Roma e nas dioceses de todo o mundo,” no X Encontro Mundial das Famílias, e “fazer com que a dimensão da santidade seja algo que chegue no coração das pessoas”.

O bispo de Rio Grande e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, ressaltou a necessidade de cuidar da família, “espaço vital” para a sociedade: “‘Amor familiar: vocação e caminho de santidade’ é acreditar que, pela família, nós vamos santificar o mundo”.

 

Ao final do Congresso, o padre Crispim fez a leitura da “Carta às famílias”, que também recorda que a CNPF, em comunhão com a Igreja Universal, sob a inspiração do Papa Francisco, quis continuar a aprofundar a temática do Ano Família Amoris Laetitia, ao escolher o tema: “Amor familiar, vocação e caminho de santidade” e o lema: Se eu não tenho amor, eu nada sou (I Cor 13, 2).

O XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar será realizado em 2025, na Arquidiocese da Paraíba, em João Pessoa.

Baixe os materiais das palestras do XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar AQUI.

__

Por
Roberto e Márcia
Coordenadores da Comissão Família e Vida

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo