Arquidiocese de Curitiba tem um novo padre

42092537_1718334291611660_1831023452539060224_n

No último sábado, 15 de setembro, a Arquidiocese de Curitiba recebeu com muita alegria o seu novo sacerdote diocesano, Padre Carlos Eduardo Ricordi, que foi ordenado pelo Arcebispo de Curitiba Dom José Antônio Peruzzo no Santuário São José, no Capão Raso.

Confira o depoimento do novo padre:

“Nesse momento especial, a única palavra capaz de traduzir tudo o que sinto é gratidão a Deus, que me chamou a esta missão, e ao povo de Deus que rezou por mim e se fez presente na celebração. Vivi este momento com muita alegria e espirito de  entrega a Deus e ao seu serviço. Tudo foi muito marcante e significativo. De agora em diante, conto com a graça de Deus e a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria para que possa servir ao povo de Deus com disponibilidade, simplicidade e humildade”.

Biografia – Padre Carlos Eduardo Ricordi

Carlos Eduardo Ricordi nasceu em Carlópolis (PR) em 15 de agosto de 1982. É filho de Valdeci Antonio Ricordi e de Leni Batista Ribeiro Ricordi e irmão de Everson Luiz Ricordi.

Recebeu o sacramento do batismo em 17 de outubro de 1982 na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Carlópolis (PR), Diocese de Jacarezinho.  Foi crismado em 9 de novembro de 1996 por Dom Moacyr José Vitti (in memoriam) na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, em Curitiba (PR).

Residindo em Curitiba, trabalhou na Bosch de 2002 a 2007.  Participando na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, recebeu o chamado para a vida ministerial.  No ano de 2008, iniciou os encontros vocacionais no Seminário Diocesano e teve o ingresso aprovado no Seminário Propedêutico São João Maria Vianney, da Arquidiocese de Curitiba, em 20 de Fevereiro de 2009. Realizou os trabalhos pastorais na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos entre os anos de 2009 e 2010.

Prosseguindo a caminhada nos Seminários, ingressou no Seminário Maior Filosófico Bom Pastor em 3 de fevereiro de 2010 para começar os estudos eclesiásticos na área de filosofia, concluindo no ano de 2012 e recebendo título de licenciatura plena pela Uniandrade.  Nesse tempo, exerceu os trabalhos pastorais no Santuário Nossa Senhora do Carmo, de 2011 a 2012.

Ingressou no Seminário Maior Teológico Rainha dos Apóstolos em 17 de fevereiro de 2013. Iniciou os estudos na Faculdade Claretiana de Teologia (Studium Theologicum), concluindo em 2016.  Nesse tempo, exerceu as atividades pastorais na Paróquia São Rafael (2013-2014) e no Santuário Nossa Senhora do Carmo (2015-2016).

Foi designado pelo Arcebispo Dom José Antonio Peruzzo e a equipe formativa para o Ano Pastoral, em que teve a oportunidade de conhecer outra realidade eclesial. Foi enviado para a missão e o local escolhido foi a Paróquia São João Batista, na cidade de Ribeirão Cascalheira (MT), Prelazia de São Felix do Araguaia, entre os meses de março e setembro de 2017. Como experiência missionária, juntamente com Pe. Tiago Felipe Polonha, pároco, realizou as missões e animou pastoralmente aquela porção do povo de Deus.

Retornado das atividades missionárias, foi designado para a Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho de 5 de dezembro de 2017 a 24 de junho de 2018, finalizando o Ano Pastoral e preparando-se para o Diaconato.

A ordenação diaconal ocorreu em 11 de março de 2018  na paróquia Nossa Senhora do Bom Concelho. O bispo ordenante foi Dom José Antonio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, na presença de inúmeros padres, diáconos permanentes, amigos e familiares.

Foi provisionado para exercer o Diaconato na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, Rio Branco do Sul (PR), onde, desde o dia 7 julho de 2018, auxilia os padres Eder Spack e João Carlos Marcondez.

O diácono Carlos Eduardo Ricordi escolhe como lema de Ordenação Presbiteral: “Eis que estou convosco todos os dias” (Mt 28,20).

Paróquia Santuário São José – Capão Raso.

[FAG id=12791]