Campanha da Fraternidade 2017

A Campanha da Fraternidade (CF) 2017 tem como tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2.15). Buscando alertar para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, a campanha terá início em todo o país no dia 1º de março. A proposta é dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho.

No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na quarta-feira de cinzas, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola.

O texto base e o manual da Campanha da Fraternidade 2017 estão disponíveis nas livrarias católicas.

Confira aqui o Subsídio da Arquidiocese de Curitiba com informações e perguntas e respostas sobre a Campanha da Fraternidade 2017.

Disponibilizamos abaixo vídeos e documentos de apoio que também irão ajudar as comunidades, famílias e cidadãos a vivenciarem o propósito da campanha. Para fazer o download você pode clicar no material e na sequencia na seta que aparecerá no canto superior da sua tela.

Ameaças ao nosso bioma (13:16)
Biomas brasileiros e defesa da vida (04:47)
Biomas do Brasil (07:51)
Biomas brasileiros – Sistema Positivo de Ensino (05:55)