Quer ser voluntário da Cáritas Curitiba? Confira o edital e inscreva-se!

A Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Cáritas da Arquidiocese de Curitiba (PR), sua entidade-membro, torna público o EDITAL para selecionar colaboradores(as) voluntários(as), conforme a Lei nº 9.608/98, mediante termo de adesão.

Os selecionados atuarão em projetos de Migração e Refúgio: Integração Local/Social, Proteção Legal e Doações. As atividades propostas aos agentes voluntários têm por objetivo fortalecer a equipe da Cáritas da Arquidiocese de Curitiba na Casa de Acolhida Santa Dulce dos Pobres, nas ações transformadoras que regem a instituição, que trabalha pautada em três atitudes: a escuta, a decisão e a ação.

O programa de voluntariado da Cáritas não visa somente uma atuação direta, mas tem por objetivo promover ao colaborador conhecimento técnico da área social, formação conceitual de solidariedade e motivação. Os selecionados estarão em contato com todos os setores de atuação institucional. No processo de formação, tanto prático como teórico, sempre serão observadas as aptidões profissionais/voluntárias para que, nas funções exercidas, o voluntário possa melhor se adaptar diante dos propósitos institucionais, que estão informados de forma mais detalhadas no Anexo I do edital.

Vagas e inscrições

Dentre as vagas ofertadas estão: assistente de integração local/social; assistente de proteção legal; assistente de doações e assistente de comunicação. O voluntário poderá atuar entre 2 e 4 horas semanais, durante quatro meses, por meio de um contrato com a possibilidade de prorrogação por igual período. O local de atuação dependerá das atribuições da vaga.

Para se inscreverem, os interessados devem enviar um e-mail para caritascwb@gmail.com com o assunto: “Voluntariado Cáritas Curitiba – Vaga XXXXX (informar um dos setores do item 02 – Integração Local/Social; Proteção Legal; Doações)”

A seleção dos candidatos levará em consideração a análise de currículo e disponibilidade; o desempenho na entrevista e a assinatura do Termo de Voluntariado e curso de formação de um dia, em que será analisada a capacidade para atuar no cargo.

Calendário do processo de seleção

● 06/06/2022: Abertura do processo seletivo;
● 24/06/2022: Data limite para envio de candidaturas, que consiste na primeira etapa.
● 28/06/2022: Divulgação do edital por e-mail/whatsapp/site com a relação dos candidatos aprovados, que serão informados da data e horário para a apresentação de documentos exigidos (vide item “8” deste edital) e realização de entrevista prévia, fazendo parte da segunda etapa.
● 04/07/2022: Assinatura do Termo de Voluntariado e realização do curso de formação, as quais consistem na terceira etapa.

Áreas de atuação da Cáritas Curitiba

A construção solidária, sustentável e territorial de um projeto popular de sociedade democrática e de direitos. Na trajetória da Cáritas Brasileira, ao longo dos anos, os modos de compreensão sobre desenvolvimento integral e humano apontam para as possibilidades de construções coletivas de transformação social. Para isso é necessário fazer uma alteração estrutural no modo de pensar o desenvolvimento, para que a justiça social e os direitos sociais e humanos sejam defendidos e garantidos.

A autonomia e protagonismo das pessoas nos territórios é o caminho para suscitar projetos populares da sociedade, gerando outros mecanismos de democracia participativa e de ampla abrangência. Contrapomos qualquer forma de violência e valorizamos os territórios protagonismo das pessoas, para que seus territórios sejam de fato sustentáveis e cheios de vida para todas as pessoas.

Para tanto, a Cáritas Brasileira trabalha no país em um número de áreas de atuação, as quais representam a diversidade das atividades que se fazem em distintos níveis e em toda a Rede. Nesse sentido, a Cáritas Brasileira Regional Paraná atua nas seguintes áreas de atuação: Migração e Refúgio; Economia Popular Solidária; Meio Ambiente; Gestão de Riscos e Emergências (MAGRE); e nas áreas estratégicas Sustentabilidade e Comunicação.

SERVIÇO:

Edital de seleção de colaboradores voluntários para Cáritas Curitiba

Inscrições: 6 a 24 de junho de 2022

Informações: caritascwb@gmail.com

CONFIRA O EDITAL COMPLETO AQUI

__

Por

Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba

Com informações da Cáritas Curitiba