Casa Pró-Vida Mãe Imaculada promove Seminário da Vida 2022

Com o apoio da Arquidiocese de Curitiba, a Casa Pró-Vida Mãe Imaculada promove, no próximo dia 8 de outubro, o Seminário da Vida 2022. A data é a mesma em que se celebra o Dia do Nascituro, marco da Semana Nacional da Vida.

O evento terá como tema: “Família e Educação: Formar, Cultivar e Promover a Vida” e como lema: “Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar.” (Pv 22,6).

A programação é voltada para todos, principalmente para agentes da Pastoral Familiar e movimentos que trabalham com famílias. As inscrições custam R$20,00 por pessoa e podem ser feitas através do LINK.

O Seminário da Vida também marcará o encerramento da Semana Nacional da Vida na arquidiocese, com a Santa Missa, às 18h, na Paróquia Imaculado Coração de Maria.

 

Dia do nascituro

O Dia do Nascituro é celebrado internacionalmente a cada 25 de março para comemorar, promover e defender a vida humana desde o momento em que foi concebida no ventre materno até a morte natural. Embora, no Brasil, o Dia do Nascituro seja celebrado em 8 de outubro, no marco da Semana Nacional da Vida.

A data foi instituída na Argentina em dezembro de 1998 pelo então presidente Carlos Saúl Menem. O presidente, poucos dias antes desta festa ser celebrada em 1999, incentivou os presidentes de toda a América Latina a aderirem à iniciativa.

São João Paulo II enviou uma carta ao presidente argentino em dizia: “que a celebração do Dia do Nascituro favoreça uma opção positiva em favor da vida e do desenvolvimento de uma cultura orientada nessa direção, que garanta a promoção da dignidade em todas as situações”.

Seminário da Vida

O Seminário da Vida é realizado numa parceria da Casa Pró Vida com a Arquidiocese de Curitiba desde 2018, pautando temas diversos relacionados à defesa da vida desde a concepção até o seu fim natural e da família como núcleo formado por homem e mulher. O objetivo do seminário é reunir os principais expoentes intelectuais, bem como agentes pastorais que desenvolvem o trabalho pró vida e pró família no Brasil.

Em 2018 o evento tratou da importância da Encíclica Humanae Vitae, com palestras da analista Fernanda Takitani e do Padre Rafael Solano, um dos maiores nomes da bioética da América Latina. Em 2019, com o tema “Salvemos as duas vidas”, o seminário procurou abordar a importância de valorizar a vida do bebê e da gestante, sem estabelecer a precedência de um sobre o outro. Naquela oportunidade, palestraram o Bispo Dom Ricardo Hoepers e a agente pró-vida do Rio de Janeiro, Dóris Hipólito.

Em 2022, após 2 anos de pandemia, o evento retorna de forma presencial, alinhando-se à temática desenvolvida na Campanha da Fraternidade de 2022 e destacando a importância do papel da família na vida dos indivíduos. Os convidados este ano são o Professor de Filosofia Guilherme Freire e o Psicólogo Jota Borgonhoni

SERVIÇO:

Seminário da Vida 2022
Horário: início às 13h30
Local: Auditório da Paróquia Imaculado Coração de Maria (Rua Nunes Machado, nº 973 – Rebouças)
Palestras: “A Educação e o seu fim último”, com Guilherme Freire e “A importância da família no desenvolvimento do indivíduo”, com Jota Borgonhoni
Inscrição pelo LINK.

Missa de encerramento da Semana Nacional da Família
Horário: 18h
Local: Paróquia Imaculado Coração de Maria (Av. Pres. Getúlio Vargas, 1193 – Rebouças)
Presenças de padre Silvio Roberto, MIC; padre Juarez Rangel; diácono Juares Krum e padre Eguione Nogueira, cmf.

__

Com informações da Casa Pró-Vida Mãe Imaculada.

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo