Comissão de Comunicação visita setores

Com o objetivo de despertar a importância da Pastoral da Comunicação (Pascom) nas paróquias, a Comissão de Comunicação tem participado das reuniões de setores da Arquidiocese de Curitiba. Dos 15 setores, seis já foram visitados, entre eles: Mercês, Almirante Tamandaré, Centro, Capão Raso, Rebouças e Pinhais.

“A ideia surgiu em uma das nossas reuniões mensais, quando conversávamos sobre a necessidade de nos aproximarmos das paróquias e dos padres, auxiliando as Pastorais da Comunicação. Pedimos autorização para Dom Peruzzo e ele nos incentivou a colocar o projeto em prática”, conta o padre Luiz Alberto Kleina, assessor eclesiástico da Comissão de Comunicação.

Membros da Comissão de Comunicação, em reunião mensal, no Salão Nobre da Cúria.
Alguns membros da Comissão de Comunicação, em reunião mensal, no Salão Nobre da Cúria.
Visita aos setores

A primeira visita aconteceu no dia 22 de fevereiro, no setor Mercês. “E assim temos percorrido pelos setores, conhecendo diferentes realidades e colocando-nos à disposição para uma formação inicial sobre os quatro eixos propostos pelo Diretório de Comunicação”, explica a jornalista Rubhia Morais, membra da Comissão e Coordenadora de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba.

Setor Mercês: primeira reunião em que a Comissão fez a apresentação
Setor Mercês: primeira reunião em que a Comissão fez a apresentação

A apresentação varia entre 15 e 30 minutos e a introdução é conduzida pela jornalista irmã Élide Fogolari, membra voluntária da Comissão. “Além da importância da Pascom nas paróquias, outro contexto que motiva a concretização deste projeto é o avanço da sociedade da informação e as redes sociais digitais, que vem provocando um novo modo de dialogar, tanto social quanto comunitariamente”, ressalta a comunicadora.

Após essas visitas, algumas paróquias já manifestaram o interesse na formação inicial, baseada nos eixos ordenadores: formação, articulação, produção e espiritualidade. A Comissão também tem divulgado o evento do 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que acontecerá no dia 29 de maio, no auditório da TV Evangelizar.

Na reunião geral do clero, que aconteceu no Santuário Nossa Senhora do Carmo, o padre Kleina e as jornalistas Rubhia e irmã Élide falaram brevemente sobre a importância da PASCOM nas paróquias.
Na reunião geral do clero, que aconteceu no início de março, no Santuário Nossa Senhora do Carmo, o padre Kleina e as jornalistas Rubhia e irmã Élide falaram brevemente sobre a importância da PASCOM nas paróquias. (FOTO: Andrey Princival Gabardo)

__

Por

Jornalista Rubhia Morais (DRT 6587)

Coordenadora de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba 

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo