Como montar um oratório em casa

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que “o lar cristão é o lugar onde os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. É por isso que a casa de família se chama, com razão, ‘Igreja doméstica’, comunidade de graça e de oração, escola de virtudes humanas e de caridade cristã”. (CIC 1666)

Família que reza unida, permanece unida!

“Para a oração pessoal, pode servir um ‘recanto de oração’, com a Sagrada Escritura e ícones (imagens) para aí se estar ‘no segredo’ diante do Pai. Numa família cristã, este gênero de pequeno oratório favorece a oração em comum”. (CIC 2691)

Assim, para montar um oratório em casa, o primeiro passo é a escolha do lugar para o altar. Pode ser na sala, no corredor ou num dos quartos. O importante é que este lugar favoreça a oração, que seja livre de distrações e possibilite momentos de silêncio e recolhimento. Será o seu lugar de encontro com o Altíssimo.

1. Prepare uma mesa

Desde Gênesis 8,20 já se ofereciam sacrifícios a Deus sobre uma mesa, assim como até hoje o fazemos na celebração eucarística. A igreja ensina que Cristo é, ao mesmo tempo, o sacerdote, o altar e a vítima do sacrifício, porque com Ele e n´Ele se apoia e se realiza o sacrifício redentor. Por isso, quando estamos em oração geralmente estamos diante da mesa, seja na Eucaristia, nas refeições ou nos oratório. Inclusive podemos colocar a toalha da cor do tempo litúrgico.

2. Crucifixo

Nosso Senhor é o centro da nossa fé.  E o seu sacrifício redentor na cruz a razão do nosso amor. Por isso, no centro do altar deve estar um crucifixo. Coloque-o no centro da mesa ou na parede, acima do altar. Toda casa católica deve ter um crucifixo.

3. Imagens de seus santos de devoção 

A vida dos santos e a beleza de seus exemplos nos remetem ao Mistério de Amor no qual sempre estiveram inseridos e no qual foram criados, convidando-nos  a viver nesta mesma comunhão. As imagens, dos santos ou de Jesus que possuímos estão no âmbito da representação. Elas não são Deus, mas nos ajudam, pelo universo dos símbolos, a nos recordar do grande amor de Deus comunicado a nós.

4. Bíblia, terço e vela

No altar doméstico, a Palavra de Deus deve ocupar lugar privilegiado. Todavia, não  é para “enfeitar”. A Bíblia deve ser colocada no altar para ser lida através da Leitura Orante. O santo terço, igualmente, não é mero objeto de decoração, mas como dizia o Santo Cura D´Ars, é uma “arma poderosa”. A vela  é símbolo de Jesus Ressuscitado e além de contribuir para “criar o clima” de  introspecção, a luz conserva esse mesmo significado, de nos manter com os olhos fixos na Luz de Cristo.

5. Flores e fotos de pessoas queridas 

As fotos das pessoas que já partiram para a eternidade servem para nos lembrar da importância que tiveram em vida, de seus exemplos e recordações. Também pelas fotos, podemos nos lembrar de inclui-las em nossas orações, por gratidão, saudade e pela nossa fé na Ressurreição. E as flores, segundo antiga tradição cristã, é sinal de devoção e submissão a Deus e à Santíssima Virgem.

__

Por padre Clayton Munhoz
Com informações do Portal A12