Confira: radionovela com a história de Dom Pedro Fedalto

A vida, a história e curiosidades sobre Dom Pedro Fedalto foram contadas em formato de radionovela pela Rede de Rádios Evangelizar. Os sete capítulos da radionovela “Dom Pedro Fedalto, uma vida dedicada à Igreja”, produzida em 2019, são agora disponibilizados no site da Arquidiocese de Curitiba para que a população confira também por aqui essa bela produção em homenagem ao nosso arcebispo emérito.

A disponibilização ocorre no dia de seu aniversário de 94 anos de vida, hoje, 11 de agosto.

dom-pedro-fedalto-768x512

Nascido em 11 de agosto de 1926 na Colônia Antônio Rebouças – Campo Largo/PR, ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1953 e bispo em 28 de agosto de 1966, foi arcebispo de Curitiba de 1971 a 2004, sendo responsável por ajudar a organizar a estadia do Santo Papa João Paulo II em Curitiba em 1982 e tendo organizado o 1º Sínodo Arquidiocesano de Curitiba entre 1987 a 1994. Seu lema “A verdade na caridade” foi marca registrada de seu serviço. Afastado das funções de arcebispo desde 2004, D. Pedro continua ativo na Igreja e hoje mora no Seminário São José.

“Sou grato a Deus pela família religiosa que tive, a qual me ensinou a viver cristãmente desde o berço, aos meus professores catequistas, ao seminário, aos meus reitores e bispos. Minha maior gratidão até o fim da vida é a Dom Manuel da Silveira d’Elboux, que me ordenou sacerdote, me ensinou a ser padre e bispo. Muita gratidão ao Papa João Paulo VI que me nomeou bispo. Reconhecimento elevadíssimo ao Papa João Paulo II pela visita e acolhidas carinhosas que tive, ao Papa Bento XVI com quem me encontrei em 2005 e ao Papa Francisco, a quem encontrei na véspera da Jornada Mundial da Juventude em 2013. Confesso-me profundamente grato os bispos de Curitiba, Brasil e America Latina, a todos os sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, funcionários, autoridades civis e militares e leigos da arquidiocese. Agradeço a proteção de Nossa Senhora do Carmo e continuo sempre sob  a valiosíssima proteção” – diz um dos trechos finais da radionovela.

Confira abaixo os capítulos da Radionovela Dom Pedro Fedalto, uma vida dedicada à Igreja – produção da Rede Evangelizar de Rádios

Neste aniversário de 94 anos, deixamos aqui nossos desejos de paz e benção para este homem de Deus!

Capítulo 1 – Genealogia e a família Fedalto no Brasil

Capítulo 2 – O caminho dos pais de Dom Pedro Fedalto