I Congresso Arquidiocesano reúne mais de mil catequistas

Mais de mil catequistas estiveram reunidos no último domingo (25) no auditório do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba (PR) para refletirem acerca do tema: “Catequistas, artesãos do amor de Deus”.

Embora o dia tenha amanhecido nublado e chuvoso, a alegria e o calor humano tomaram conta de todos os participantes do I Congresso Arquidiocesano de Catequistas, conforme afirmou a catequista Selma Coutinho:

“Que dia foi esse, povo de Deus! Saímos no escuro do amanhecer e retornamos no escuro do anoitecer com o sentimento de que valeu a pena cada minuto vivido e com o desejo de que poderia adentrar a noite porque estava tudo lindo, perfeito e agradável. Gratidão a Deus e a todos os que nos proporcionaram esse dia especial e que jamais será esquecido.”

O momento inicial foi conduzido pelo músico Daniel Garcia, seguido da calorosa acolhida do padre Luciano Tokarski, coordenador da Comissão da Animação Bíblico-Catequética, que em sua fala destacou um trecho do Novo Diretório para a Catequese:

“Por isso, a Igreja tem em conta que o anúncio do Ressuscitado, para chegar ao coração humano, deve resplandecer de bondade, de verdade e de beleza. Neste sentido, é necessário ‘que toda a catequese preste especial atenção à via da beleza” (n. 108, Diretório para a Catequese).

Ainda no começo da manhã, a emoção tomou conta dos participantes ao refletirem sobre o Batismo na Celebração da Palavra conduzida pelo seminarista e teólogo Michael Muraro.

 

Palestras   

As palestras magnas do evento foram conduzidas pelos renomados Moisés Sbardelotto e padre Rafael Solano. O primeiro, falou sobre um tema super atual no que se refere ao envolvimento do catequista com a cultura digital e enfatizou a missão do catequista como formador na fé.

Moisés citou inúmeros documentos da Igreja e recomendou seu mais novo livro: “Comunicar a Fé: Por quê? Para quê? Com quem?”, no qual reflete sobre a ação pastoral em tempos midiáticos. Ele ficou à disposição dos catequistas para um momento de fotos e autógrafos.

“O Moisés trouxe muito conhecimento e o entendimento sobre como podemos usar a internet a nosso favor na catequese, inculturando a rede ao nosso dia a dia como ferramenta de evangelização.” (Depoimento do catequista Fernando Bonato)

No período da tarde, o padre Rafael Solano falou sobre afetividade e sexualidade, temas muito importantes para quem trabalha com crianças e adolescentes, no âmbito catequético. Apesar de os assuntos serem considerados “tabu” pela sociedade, o sacerdote conseguiu passar a mensagem de forma leve e descontraída.

“A palestra que mais prendeu a minha atenção foi sobre a sexualidade e o quanto as palavras do padre Rafael Solano me abriram a mente quanto ao agir e responder aos jovens sobre essa questão, na catequese.” (Depoimento da catequista Vanessa Moreira de Souza)

Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também marcou presença no evento. Como mensagem, ele deixou o texto de Filipenses 1,3: “Dou graças ao meu Deus, cada vez que me lembro de vós” e acrescentou: “Não tenham medo de chamar Deus de ‘meu’, pois não se trata de um vocativo de posse, mas traz a certeza de que Ele caminha ao seu lado.”

 

Apresentações Culturais

Para contextualizar a beleza trazida pelo Diretório na fala inicial do padre Luciano, a Orquestra e Coro Magistral Luz dos Pinhais fez uma magnífica apresentação de músicas sacras. Duas integrantes da Orquestra que são catequizandas, testemunharam o quanto é gratificante levar a Palavra de Deus através da música.

Após o almoço, uma peça de teatro sobre a vida de São José de Anchieta, encenada pelo Grupo Lanteri, chamou a atenção dos congressistas. O santo foi considerado o patrono dos catequistas do Brasil em 2015.

“A orquestra e a peça de teatro foram sensacionais e mostraram como é grande a oportunidade de evangelizar através da arte e da música, de forma simples e bela.” (Depoimento da catequista Angelita, da Paróquia Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo)

 

Confira AQUI o álbum completo de fotos de evento!

__

Por

Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba

FOTOS: Yasmin Gasparini

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo