Dia Mundial das Comunicações terá programação especial na TV Evangelizar

“Escutar com o ouvido do coração” é o tema do 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado no próximo dia 29, a convite do Papa Francisco. Para marcar a data, a Comissão de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba preparou, em parceria com a TV Evangelizar, uma programação especial que será transmitida ao vivo do auditório da emissora, com início às 16 horas.

Será um momento de reflexão e partilha de conhecimento. O programa terá a participação de dom Joaquim Mol, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), de dom José Antônio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba, e do padre Luiz Kleina, coordenador da Comissão de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba.

Dom Joaquim Mol falará sobre a comemoração do Dia Mundial das Comunicações Sociais no Brasil; padre Kleina contará como surgiu a data e Dom Peruzzo abordará comunicação e escuta na ótica da Bíblia. Participará também a Irmã Élide Fogolari, jornalista e integrante da equipe que elaborou o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, que apresentará a escuta dentro das atribuições da Pastoral da Comunicação (Pascom).

Haverá um momento cultural, com apresentação do grupo de Folclore Ucraniano Barvinok de Curitiba, e apresentação de testemunhos e experiências de Pascom locais, com base no tema da escuta.

Saiba como participar do evento

O programa será ao vivo, mas sem a presença do público. Assim, a Comissão de Comunicação da Arquidiocese convida as pastorais para reunirem seus agentes em frente à TV – seja na paróquia, capela ou até na casa de um pasconeiros – e prestigiarem o evento juntos.

Escuta

Ao anunciar o tema para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais – escutar com o ouvido do coração -, o Papa Francisco definiu a escuta como o primeiro e indispensável ingrediente do diálogo e da boa comunicação. Diz Francisco: “não se comunica se primeiro não se escutou, nem se faz bom jornalismo sem a capacidade de escutar. Para fornecer uma informação sólida, equilibrada e completa, é necessário ter escutado prolongadamente”.

Em sua mensagem, Papa Francisco refere-se também ao processo sinodal em andamento na Igreja Católica (Sínodo 2021-2023). “Rezemos para que seja uma grande ocasião de escuta recíproca. Com efeito, a comunhão não é o resultado de estratégias e programas, mas edifica-se na escuta mútua entre irmãos e irmãs. Como num coro, a unidade requer não a uniformidade, a monotonia, mas a pluralidade e variedade das vozes, a polifonia”, afirma o Santo Padre.

:: LEIA NA ÍNTEGRA A MENSAGEM DO PAPA PARA DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES

Programe-se

56º Dia Mundial das Comunicações Sociais
Transmissão pela TV Evangelizar
Data: 29 de maio
Horário: 16h – 17h30

A TV Evangelizar também irá transmitir a missa oficial do 56º DMCS presidida por Dom Joaquim Mol, às 15h.

Jornalista Sandra Nassar

Comissão de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba