Oficinas de iniciação à vida cristã: em busca de uma catequese querigmática e mistagógica
No próximo dia 31 de julho, a Comissão de Animação Bíblico Catequética da Arquidiocese de Curitiba realizará o II Encontro Formativo de Oficinas de Iniciação à Vida Cristã. O encontro anterior aconteceu em julho de 2019. Agora, após o tempo da pandemia, retoma-se com uma nova programação e interação pastoral.
Os documentos do magistério da Igreja são enfáticos em escrever sobre a importância da formação de catequistas e dos demais agentes da iniciação à vida cristã. A formação metodológica encontra-se na base da formação catequética. Inclusive, o recente documento, o Diretório para a Catequese, salienta que o exercício profícuo da catequese dependerá exclusivamente da sua formação teológica, catequética e metodológica dos catequistas.
A Comissão de Animação Bíblico Catequética quer então fornecer instrumentais específicos para os integrantes da iniciação à vida cristã. As oficinas de iniciação à vida cristã têm como objetivo despertar e consolidar um modo querigmático e mistagógico no itinerário catequético, no exercício do ministério catequético e na vida da comunidade.
Por isso, os participantes irão caminhar por cinco oficinas que os conduzirá aos temas mais relevantes do mundo atual da catequese de iniciação. Não se trata apenas de adquirir conceitos teológicos, mas de sentir, experienciar e vivenciar o “saber fazer”. Aprende-se fazendo, compreende-se celebrando e vive-se o que se ensina.
Conheça os temas das oficinas
Confira a breve descrição de cada oficina de iniciação para este II Encontro Formativo:
a) A catequese e o mundo digital: a catequese não pode simplesmente digitalizar-se, certamente precisa conhecer o poder do meio e utilizá-lo com potencial e positividade. Porém, não se faz catequese utilizando ferramentas digitais, mas oferecendo espaços de experiências de fé.
b) A mistagogia do ministério catequético: o catequista é guardião da memória de Deus, mestre e mistagogo, companheiro de viagem e perito em humanidade. É aquele que se inspira no mistério de Deus, de Cristo e da Igreja. O catequista é especialista nas coisas sagradas.
c) O encontro catequético nas casas: a família é o lugar dos primeiros passos com Jesus Cristo. Ela é o referencial para o amadurecimento das experienciais rudimentares da fé. A família é o berço de vida e amor. É o cenário propício para o encontro catequético querigmático e mistagógico com o Senhor.
d) O catecumenato e sua ministerialidade: o processo do catecumenato de adultos se expressa no conjunto dos diversos ministérios. Um único Espírito constitui as etapas e os tempos suscitando os vários ministros. O catecumenato de adultos revela que a comunidade de batizados é desde sempre ministerial.
e) O itinerário celebrativo no processo de iniciação: o ato celebrativo é elemento inerente no processo catequético. Celebra-se aquilo que se crê, se ensina e se vivencia. O mesmo mistério de fé que é transmitido pelo ato catequético é celebrado na Sagrada Liturgia. O catequista é mestre orante.
Não se evangeliza sem experiência e vivencia de fé. Não se chega ao coração dos interlocutores apenas com ideias doutrinais. Não se traça um percurso catequético com improvisos. Nada é mais fundamental nos novos tempos do que o espírito místico do catequista e dos demais agentes da iniciação.
Venha também integrar esse caminho catecumenal. Faça sua inscrição pelo LINK. A evangelização se realiza com dedicação, estudo, planejamento e oração. Contamos com sua presença!

SERVIÇO:
Oficinas de Iniciação à Vida Cristã
Data: 31 de julho de 2022
Local: Colégio Bom Jesus – Rua 24 de maio, nº 135
Horário: 8h às 17h
Valor da inscrição: R$ 25,00
Inscrições AQUI
Informações: (41) 2105 6318
__
Por
Padre Luciano Tokarski
Assessor Eclesiástico da Comissão de Animação Bíblico Catequética da Arquidiocese de Curitiba