Comissão Litúrgica promove formação com oficinas práticas

A Comissão de Liturgia da Arquidiocese de Curitiba vai retomar as formações litúrgicas no mês de junho. A primeira formação acontecerá no dia 4 de junho, das 8h30 às 16h30, no Santuário São José do Capão Raso para membros das equipes de liturgia das paróquias da Região Episcopal Sul.

Para participar, basta fazer a inscrição AQUI e escolher uma das oficinas práticas oferecidas. Pela manhã, haverá formação com todos os presentes e as oficinas práticas serão ministradas no período da tarde.

O almoço aos participantes já está incluído no valor da inscrição (R$30,00).

Salma Said

Oficina de Equilíbrio vocal e rítmico

Cantar a Missa vai além de escolher os cantos, de acordo com a liturgia do dia. É preciso um comprometimento individual com o estudo da voz para, com qualidade, entoá-los de maneira agradável, com postura, respiração equilibrada e musculatura tonificada. O mesmo se dá com os leitores, que precisam dispor de ótima dicção e articulação, para se fazerem entendidos. Você sabia que com pequenos exercícios e técnicas diárias, isso é possível? Cantar a liturgia é o compromisso de levar a todos a paz, a oração, é doar-se em anonimato e fazer ressoar em notas, a voz de Deus.

Diácono Cleverson
Diácono Cleverson Teixeira

Oficina de animação bíblica da liturgia

Toda celebração litúrgica é animada biblicamente, “favorecendo uma crescente familiaridade com a Palavra de Deus” (VD, n.64). Assim, a oficina tem como objetivo animar os agentes litúrgicos a caminharem com a Sagrada Escritura que tanto fomenta nossas celebrações.

Jackson e Silviane

Oficina de prática instrumental na vivência catecumenal

Já dizia a irmã Míria Kolling: “O canto, como parte integrante e necessária da liturgia, não é privilégio de um cantor, de um pequeno grupo de cantores ou do coral, mas deve estar a serviço do louvor de todo um povo (…).” Dessa forma, o ministério da animação litúrgica – músicos e cantores – precisam ter a consciência de que estão a serviço da comunidade, ajudando-a a vivenciar a liturgia. Essa oficina abordará conteúdos relacionados a preparação vocal e instrumental, bem como orientações de como interpretar as músicas de forma a conduzir a comunidade ao mistério celebrativo.

“Cantai-lhe um cântico novo…cantai-lhe bem!” (Santo Agostinho)

Formação Litúrgica Região Episcopal Sul
Data: 4 de junho de 2022