Foz do Iguaçu recebe cinco mil jovens do Encontro Vocacional do Caminho Neocatecumenal

O Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (CECONFI) receberá, no próximo dia 17 de julho, aproximadamente cinco mil jovens que participam do Encontro Vocacional promovido pelo Caminho Neocatecumenal.

O encontro, que se realiza num contexto celebrativo, terá início às 14h e será conduzido pela Equipe Responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil, formada por Padre José Folqué e Raúl Viana, que darão aos jovens uma Palavra de ânimo e encorajamento
para a caminhada de fé e discernimento vocacional.

Presidindo a celebração estará Dom Sérgio de Deus Borges, Bispo da Diocese de Foz de Iguaçu (PR). Terá ainda a presença de Dom Ângelo Pignoli, Bispo Emérito de Quixadá (CE) e Dom Benedito Gonçalves, Bispo da Diocese de Presidente Prudente (SP).

Um dos momentos mais importantes do Encontro é a chamada vocacional, em que os jovens que sintam o chamado para a vida presbiteral, religiosa ou celibatária, respondem o “sim” para a vocação, oferecendo-se também para partir em missão para onde a Igreja
os enviar.

Os jovens que participam deste encontro são provenientes dos Estados das regiões Sul e do Sudeste, além de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e estarão acompanhados por presbíteros e os respectivos catequistas. Antes de chegar a Foz do Iguaçu, os grupos farão uma peregrinação, passando por santuários, evangelizando pelas ruas das cidades por onde passarem, celebrando a Eucaristia e conhecendo também as ruínas das missões jesuíticas de Encarnación, no Paraguai, San Ignacio Mini, na Argentina e São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, resgatando assim, as raízes da evangelização no Brasil. Ao longo desses dias, serão acolhidos por famílias das comunidades do Caminho Neocatecumenal.

O Caminho Neocatecumenal

Caminho Neocatecumenal é um Itinerário de Iniciação Cristã que constitui um dos frutos do Concílio Vaticano II, e busca levar às paróquias a riqueza de viver a fé em pequenas comunidades, como faziam os primeiros cristãos na Igreja primitiva.

Nasceu na década de 1960, em Madri, Espanha, com Kiko Argüello e Carmen Hernández, e se estendeu pelo mundo todo, estando presente em 134 nações dos cinco continentes. No Brasil, encontra-se em 100 dioceses, com mais de 1800 comunidades.

Na Diocese de Foz do Iguaçu, o Caminho Neocatecumenal chegou em 1989, sendo que, atualmente, há 10 comunidades: sete em Foz do Iguaçu e três em Matelândia.

__

Por

Caminho Neocatecumenal no Brasil
Assessoria de Comunicação
Deborah Regina Figueiredo
E-mail: comunicacao.cncbrasil@gmail.com
Tel.: (11)99026-3411
Site Oficial internacional: https://neocatechumenaleiter.org/pt-br/
Site do Caminho Neocatecumenal no Brasil: www.cn.org.br

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo