Inscreva-se para o 1º Congresso Arquidiocesano de Catequistas

A Comissão da Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Curitiba realiza, no próximo dia 25 de setembro de 2022, o 1º Congresso Arquidiocesano de Catequistas, com o tema “Catequistas: Artesãos do Amor de Deus”. O evento acontecerá no auditório do Colégio Santa Maria, das 7h às 18h, e terá a participação de renomados palestrantes, como Moisés Sbardelotto e o padre Rafael Solano.

O arcebispo metropolitano dom José Antonio Peruzzo, que também é presidente da Comissão da Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), já confirmou presença e fez um convite a todos os catequistas:

“Este será o nosso primeiro Congresso de Catequistas e a comissão está preparando tudo com muito carinho… Diante de tantos desafios no exercício do ministério catequético, estamos trazendo estudiosos em duas importantes áreas – cultura digital e sexualidade humana – para tentarmos entender melhor nossos catequizandos e aperfeiçoar nossa forma de evangelizar. Esperamos você!”

As inscrições custam R$30,00 e podem ser feitas através do LINK.

Programação diversificada

O evento terá uma programação diversificada e proporcionará ao catequista vivências, momentos formativos, atividades artísticas, momentos orantes e partilha de vida. Confira:

  • 7h – Acolhida
  • 8h – Cerimonial de abertura
  • 8h15 – Apresentação musical Madrigal Luz dos Pinhais
  • 9h – Celebração da Palavra
  • 9h30 – Intervalo
  • 10h – Palestra “O catequista e a Cultura Digital”, com Moisés Sbardelotto
  • 12h – Almoço
  • 13h15 – Sorteio de brindes
  • 13h25 – Teatro “Vida de São José de Anchieta”, com o Grupo Lanteri
  • 14h – Palestra “O catequista e a sexualidade humana”, com Padre Rafael Solano
  • 15h30 – Intervalo
  • 16h – Palestra “O catequista e a afetividade humana”, com Padre Rafael Solano
  • 17h – Painel das perguntas
  • 17h45 – Entrega de certificado e encerramento

O catequista é artesão do amor de Deus, “testemunha da fé e guardião da memória de Deus” (DC 139). Ao inscrever-se o catequista investirá na qualificação do seu ministério catequético.

Faça sua inscrição para participar do evento AGORA MESMO!

Congresso Catequistas

Os palestrantes

dr-moises-sbardelotto Moisés Sbardelotto é Mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com estágio doutoral (bolsa PDSE/Capes) na Università di Roma ”La Sapienza”, na Itália. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor Adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Escritor, tradutor e consultor em Comunicação para diversos órgãos e instituições civis e religiosos, é membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Grecom/CNBB) e colaborador do Instituto Humanitas Unisinos (IHU) desde 2008. É autor de ”Comunicar a fé: por quê? Para quê? Com quem?” (Vozes, 2020), ”E o Verbo se fez rede: religiosidades em reconstrução no ambiente digital” (Paulinas, 2017) e de ”E o Verbo se fez bit: A comunicação e a experiência religiosas na internet” (Santuário, 2012). Entre 2019 e 2020, foi professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, onde realizou estágio pós-doutoral (bolsa Fapergs/Capes). Foi membro da Comissão Especial para o ”Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil”, documento aprovado pela CNBB em 2014. De 2008 a 2012, coordenou o escritório brasileiro da Fundação Ética Mundial (Stiftung Weltethos), fundada pelo teólogo suíço Hans Küng. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em internet, cultura digital, processos midiáticos e religião.

pe-rafael-solano-catedral-600x510 Padre José Rafael Solano Duran (padre Diocesano) é sacerdote da Arquidiocese de Londrina (PR), atual pároco da Catedral Metropolitana da cidade (paróquia Sagrado Coração de Jesus). Nasceu em 12 de julho de 1969, em Neiva – Colômbia e foi ordenado pela imposição de mãos de Dom Albano Cavalin em 30 de março de 1996, em Londrina. Mestre e Doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e pós-doutorado em Teologia Moral e Familiar pelo Pontifício Instituto João Paulo II de Roma, Universidade Lateranense de Roma. Atua como consultor da CNBB Regional Sul 2 , setor vida e família , como professor de Teologia Moral e Bioética na PUC (PR), campus Londrina, e Professor convidado de diversas Faculdades.

 

SERVIÇO:

1º Congresso Arquidiocesano de Catequistas
Data: 25 de setembro de 2022
Horário: 7h às 18h
Local: Auditório do Colégio Marista Santa Maria (Rua Prof. Joaquim de Matos Barreto, 98 – bairro São Lourenço)
Investimento: R$30,00
Inscreva-se AQUI!

__

Por

Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo