Setor Juventude inicia preparativos para a JMJ 2023

O Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba já iniciou os preparativos para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá em Lisboa, em agosto de 2023. O pacote inclui as passagens aéreas, taxas aeroportuárias, traslados, hospedagem, refeições durante a JMJ, seguro viagem, guia turístico, kit viagem, taxa de inscrição para a JMJ, além de passeios em pontos turísticos.

Os jovens interessados em participar, podem entrar em contato através do (41) 98740-2421 ou pelo e-mail juventude@mitradecuritiba.org.br.

Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa e é, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja. Em 2023 a JMJ terá sede na capital portuguesa, Lisboa, de 30 de julho a 10 de agosto de 2023.

Um pouco de história

Para a ocasião do encerramento do Ano Jubilar de 1984 a Cruz de Cristo, que tornou-se farol de fé deste Ano Santo, foi entregue ao jovens pelo papa João Paulo II “Queridos jovens, ao final do Ano Santo confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Levem-a ao mundo, como sinal do amor do Senhor Jesus pela humanidade e anunciem a todos, que somente em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção”.

No Domingo de Ramos do ano seguinte, na Praça de São Pedro, mais de 300 mil jovens dos cinco continentes se reuniram com o Santo padre por ocasião do Ano Internacional da Juventude e junto deles, trouxeram a “Cruz do Ano Santo”. Essa multidão que segundo São João Paulo II não tratava-se de uma “massa anônima” ou de “número, mas presença viva e pessoal” que “tomou parte com uma alegria esmagadora e composta, em um ato comunitário de amor e fé a Cristo, o Senhor”.

E foi sobre esta demonstração de fé, que em sua mensagem de Natal daquele mesmo ano declarou: “Ainda tenho em meus olhos as imagens do encontro daquela assembleia de jovens de todas as raças e proveniências”. E continuou, instituindo a Jornada Mundial da Juventude: “O Senhor abençoou aquele encontro de maneira extraordinária, tanto que, para os próximos anos, foi instituída a Jornada Mundial da Juventude, a ser celebrada no Domingo de Ramos, com a valorosa colaboração da Conselho para os leigos”.

:: Confira AQUI o vídeo do momento em que o Papa João Paulo II instituiu a JMJ?

Com informações do Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba