Catedral Ucraniana terá lucernário pela paz no mundo

A guerra da Rússia contra Ucrânia nos permite mais uma vez na história ter clareza de que, mais que uma crise, desvela nossas debilidades, as individuais e as coletivas, revela que a luta pelo poder conduz a dor, a morte, a desesperança, não à vida. Desmascara a nossa vulnerabilidade e deixa descobertas as falsas e supérfluas seguranças com as quais construímos nossos projetos. Mostra-nos como adormecemos para aquilo que sustenta e dá força e vida à existência. Todos(as) somos afetados(as) e também interpelados(as) a despertar a solidariedade no desejo de paz e esperança no ressuscitado.

Assim, ao nos depararmos com o Cristo que sofre no rosto do outro(a), queremos soltar a voz através da música e rezar pela paz mundial. Em solidariedade a este momento, utilizaremos os cantos das comunidades ecumênicas de Taizé inclusive com cantos em Ucraniano.

A inspiração veio pelo gesto do Papa Francisco na festa da anunciação, no dia 25 de março de 2022 onde consagra a Rússia e a Ucrânia e toda humanidade ao Coração Imaculado de Maria. E com o objetivo de promover reflexão, unidade, os leigos e leigas da arquidiocese de Curitiba, por iniciativa da CVX Regional Sul e seu Coral Santo Inácio, convidam para um Lucernário pela Paz. Recordamos que nos primeiros tempos da Igreja, os cristãos e cristãs santificavam o fim do dia com uma prece comunitária. Este rito faz alusão às luzes que se acendiam ao cair da noite. A luz do novo dia é símbolo do Cristo ressuscitado.

Acreditamos que unidos pela oração em Cristo mantemos acessa nossa luz da esperança em tempos de escuridão, com perseverança para caminhar na direção do diálogo, da reconciliação e da paz. Pedimos então com o Papa Francisco a Maria:

“Ó Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, recorremos a Vós nesta hora de tribulação. Vós sois Mãe, amais-nos e conheceis-nos: de quanto temos no coração, nada Vos é oculto. Mãe de misericórdia, muitas vezes experimentamos a vossa ternura providente, a vossa presença que faz voltar a paz, porque sempre nos guiais para Jesus, Príncipe da paz”.

Diante de tantos sinais de morte e desesperança a “humanidade, exausta e transtornada, está ao pé da cruz convosco. E tem necessidade de se confiar a Vós, de se consagrar a Cristo por vosso intermédio. O povo ucraniano e o povo russo, que Vos veneram com amor, recorrem a Vós, enquanto o vosso Coração palpita por eles e por todos os povos ceifados pela guerra, a fome, a injustiça e a miséria”, afirma Papa Francisco.

Na luz do ressuscitado venha cantar e rezar conosco neste encontro pela paz que acontecerá no dia 07 de abril, às 20h, na Catedral Ucraniana de São João Batista (Endereço: Rua Presidente Kenedy, 3000).

Lucernário

__

Por

Andreia Serrato – Teóloga leiga da Comunidade de Vida Cristã (CVX)