Clero em reunião para formação

dsc_0023

Iniciou hoje a XXIII Assembleia Geral do Clero da Arquidiocese de Curitiba, em andamento na Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê.

O objetivo é proporcionar uma formação aos Presbíteros da Arquidiocese, tendo como tema ‘Vida e Ministério do Presbítero nos dias atuais’. O encontro iniciou com uma Palavra do Arcebispo Dom José Antonio Peruzzo e na sequencia iniciou a atividade de formação com o Padre Rafael Solano, sacerdote da arquidiocese de Londrina (PR), consultor da CNBB setor vida e família.

Padre Solano explicou que o tema central de sua fala “Ética e o Presbitério”, um tema que merece uma atenção especial, pois tem a ver com os nossos comportamentos. “A ética mexe com a coletividade, então cada um faz a reflexão sobre suas atitudades. Temos que ter essa reflexão sobre nosso comportamento ético como presbíteros”.

O coordenador do Clero de Curitiba, Pe.Rivael de Jesus Nacimento explicou que a proposta é que o tema seja absorvido pelos participantes, para que possam trazer reflexões importantes para o enfrentamento dos desafios de nosso tempo presente, e que esse enfrentamento seja feito com alegria.

Serão 3 dias de encontro, com temas:
– O presbítero e a ética;
– Atitudes éticas no ministério e no Presbitério:
– Ética e sexualidade;
– Ética e participação no Presbitério e na Pólis;
– O Diaconato permanente em nossa Arquidiocese, novas perspectivas.

Além destes temas haverá o momento de alinhar procedimentos administrativos com a equipe da Arquidiocese.

A Assembleia é coordenada pelo Arcebispo Dom José Antonio Peruzzo, pelo Bispo Auxiliar Dom José Mario Scalon Angonese e pelo Pe.Rivael de Jesus Nacimento.

Confira algumas fotos:

Clero em reunião para formação