Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho está em festa

No bairro São Bráz, a Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, iniciou os festejos para celebrar a padroeira na última terça-feira (26). Mas a programação da festa só encerra neste domingo, dia 1º de maio, com uma missa festiva, almoço drive-thru e venda de bolo.

Conheça um pouco mais sobre a história de Nossa Senhora do Bom Conselho

A devoção que é comemorada no dia 26 de abril remonta à Igreja Primitiva, de forma que não temos dados precisos sobre sua origem. Tão antiga é a devoção, que a Mãe do Bom Conselho é invocada na Ladainha Lauretana.

Uma nuvem divina rodeou a estampa de Nossa Senhora, que foi como que retirada da parede e elevou-se ao céu, partindo de Scutari, na Albânia e  tomando a direção de Roma, sobre o Mar Adriático. Os peregrinos, impelidos a seguir sua trajetória, passaram a acompanhar a estampa. Com muita confiança, entraram no mar e passaram a caminhar sobre as ondas a pé enxuto e o atravessaram até chegar às vizinhanças de Roma. Ali, a estampa rodeada de nuvens foi se afastando, até que acabaram perdendo-a de vista.

Com a mesma intenção, ela é chamada de Mãe do Bom Conselho, Nossa Senhora de Escodra, Nossa Senhora dos Bons Serviços e ainda Santa Maria do Paraíso.

No dia 25 de abril, na cidade de Genezzano (Itália), uma multidão se reunia na cidade para os festejos de São Marcos e repentinamente, surgiu no céu uma nuvem em forma de coluna, milagrosamente suspensa no ar, chamando a  atenção de todos os presentes. Tal coluna vagarosamente baixou em direção a uma das paredes mais elevadas da igreja em reconstrução e dissipou-se, imprimindo na parede, à vista de todos, uma imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, pintada a fresco. Os sinos, por si só, passaram a badalar exaustivamente, causando estupefação pública e, consequentemente, a conversão de muito pagãos em Genezzano. Surpresos, perguntavam-se uns aos outros sobre a origem da  estampa.

A partir deste acontecimento, os padres agostinianos começaram a divulgar o culto à Nossa Senhora do Bom Conselho, e não tardou que milhares de fiéis, de toda a Itália e países vizinhos viessem em peregrinação para reverenciar Nossa Senhora.

Oração a Nossa Senhora do Bom Conselho

Gloriosíssima Virgem Maria,
escolhida pelo eterno Conselho para Mãe do Verbo Humanado,
tesoureira das divinas graças e advogada dos pecadores,
eu, o mais indigno dos vossos servos,
a vós recorro para que me sejais guia e conselheira neste vale de lágrimas.

Alcançai-me, pelo preciosíssimo sangue de Vosso Divino Filho,
o perdão de meus pecados, a salvação de minha alma e os meios necessários para obtê-la.
Alcançai também para a Santa Igreja o triunfo sobre os seus inimigos
e a propagação do reino de Jesus Cristo em todo o mundo.

Amém.