Paróquia Imaculado Coração de Maria terá missa e churrasco na comemoração dos 100 anos

A Paróquia Imaculado Coração de Maria, localizada no bairro Rebouças em Curitiba, completa 100 anos de Término de Construção, neste sábado, dia 03 de dezembro de 2022.

Para celebrar o Jubileu do Centenário de Inauguração da Igreja, a paróquia convida a todos para a Santa Missa em Ação de Graças, no sábado (03), às 16h e para um grandioso churrasco no domingo (04), das 11h30 às 14h.

Os ingressos para o almoço de domingo estão sendo vendidos antecipadamente na secretaria paroquial no valor de R$50,00. A porção individual é composta por alcatra, linguiça, farofa especial, arroz, batata rústica e vinagrete. O churrasco será preparado por Rafael Ragulo – ganhador do Prêmio Bom Gourmet 2022 e proprietário da Cozinha do Ragulo e Pedro Farah – Proprietário da Toca do Churrasco.

Informações pelo WhatsApp da Paróquia: (41) 99267-2190

Um pouco de história

Os Claretianos fazem parte da história de Curitiba. Chegaram na cidade em 1906, no bairro Água Verde, mudando no ano de 1908 para a avenida Ivaí, hoje avenida Presidente Getúlio Vargas, no bairro que depois foi denominado de Rebouças.

A congregação marcou presença e auxiliou no desenvolvimento da região, além de acompanhar de perto as mudanças da cidade. A Casa e Capela de Curitiba viram a cidade crescer e cresceram junto com ela. Localizadas em uma área que, na época, era divisa entre a área urbana e os bairros afastados, a comunidade Claretiana assistiu à transformação da região.

Nas primeiras décadas do século XX, com o ciclo da erva-mate, os Claretianos foram testemunhas da chegada de instalações industriais e comerciais no bairro, dada a proximidade com a estrada de ferro. A comunidade foi acolhida pelos curitibanos, que fizeram com que o Santuário inaugurado em 1910 ficasse pequeno para tantos fiéis.

Paróquia Imaculado Coração de Maria

Com isso, em 1917, iniciou-se a construção de um novo Santuário, sendo inaugurado em 1922. Indo além dos serviços religiosos, a Paróquia do Imaculado Coração de Maria realizou diversas atividades, como cinema, além da oferta de cursos de corte e costura e datilografia da Academia Claret de Datilografia. O Centro Social também prestava atendimento aos moradores da região.

Assim como os Claretianos assistiram à industrialização do Rebouças, também foram testemunhas da saída das indústrias (indo para outras áreas da cidade) e a chegada de áreas residenciais. Com uma ótima relação com a comunidade local, o “colégio dos padres” – como é conhecido pela vizinhança – é visto com muito carinho pela sociedade curitibana, mantendo sua relevância e debatendo diversos temas atuais, atuando na formação intelectual da cidade.

(FONTE: Blog do Museu Claretiano)

Com informações da Paróquia Imaculado Coração de Maria