Peregrinação Missionária incentiva visita aos enfermos no Setor Boqueirão

sao-jose-operario

Salete Bagolin Bez

(Paróquia São José Operário)

Integrante da Equipe de Articulação Missionária da Arquidiocese

 

Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. (Mc 16,15)

Esse é o mandamento de nosso Senhor Jesus Cristo. Em sintonia com esse mandamento e ainda sob a luz da exortação do Papa Francisco para sermos uma Igreja em saída, nossa Igreja particular de Curitiba continua nos propondo a acolhida e o encontro da Bíblia e Símbolos Missionários em nossas paróquias.

A peregrinação missionária iniciou em 8 de setembro e, depois de passar por várias regiões da cidade, no dia 3 de dezembro chegou ao Setor Pastoral Boqueirão, composto por 11 paróquias.

Foram momentos riquíssimos de expressão de fé, de devoção, de acolhimento, de partilha e de oração. Tendo a presença da Bíblia e dos Símbolos Missionários no encerramento das Novenas de Natal, seja na Igreja, seja nas praças, nossas comunidades vivenciaram o período natalino com mais intensidade. Destacamos ainda os momentos marianos e de devoção popular na oração do terço nas suas mais variadas formas: luminoso, missionário, nas casas, nas igrejas, nas ruas. Assim como inúmeros momentos celebrativos e de vigílias pelas missões, pelas vocações, pelas famílias, pelo Brasil, pelos doentes, pela Igreja.

Os comerciantes, a Associação de Moradores, as Unidades de Saúde, as Casas de Apoio e as Comunidades de Vida puderam experimentar a presença de Jesus e Maria. A partir da Palavra proclamada, foram abençoados em seus trabalhos, seja para subsistência ou para o resgate das vidas sofridas.

 

carmo3

 

O ponto alto da passagem dos Símbolos Missionários foram as visitas aos enfermos de nossas comunidades. Ouvir testemunhos de ministros que saíram para evangelizar e foram evangelizados pela fé e esperança daqueles que estão doentes e debilitados fisicamente, mas que mantém sua fé sadia e fortalecida. Quando vemos uma senhora que depois de adulta ficou cega pelo diabetes tocar na cruz e na imagem de Nossa Senhora para ‘sentir’ a sua presença e então se emocionar, temos a certeza: ali Jesus e Maria escolheram estar.

Naqueles corpos frágeis, percebemos a força que vem de Deus. No instante em que a Bíblia e o Símbolos são trazidos, pudemos ver em seus olhos a esperança renovada. Eles se colocaram de pé, mesmo com todas as dificuldades que o corpo apresenta. Muitos desses irmãos e irmãs disseram não ser merecedores de tanta graça. Sabemos, porém, que ali Jesus se manifestou e continua se manifestando de forma extraordinária, na maior simplicidade do mundo.

A caminhada não para. A missão continua. A experiência do encontro transformador com Jesus Cristo nos dá a certeza do seu seguimento. Por mais desafiador que seja, o caminho é ir ao encontro das pessoas que mais precisam e que são as preferidas de Jesus, renovando nossas estruturas paroquiais e pastorais. É nossa missão e nosso dever ‘ser sal da terra e luz do mundo’, presentes na Igreja e na sociedade para contribuir na efetivação do Reino de Deus, iniciado por Jesus Cristo. Que a Senhora da Luz interceda e nos conduza.

 

Veja abaixo as fotos da Peregrinação Missionária pelo Setor Boqueirão:

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar