Voz da Igreja – Março de 2017

O primeiro dia do mês de março marca para nós o início da Quaresma e o lançamento da Campanha da Fraternidade 2017. Na encíclica Laudato Si, Papa Francisco nos lança a seguinte questão: “Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão a crescer?”.

Desta forma, somos instigados a compreender que cultivar e guardar a criação não diz respeito apenas às questões ecológicas, mas também a um olhar sobre toda a vida humana, sobre o presente e o futuro que esperamos ter. Assim, a CF-2017 nos desafia a dedicar momentos de estudo e diálogos ao apresentar o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15), trazendo uma reflexão sobre meio ambiente e sugerindo uma visão global das expressões da vida e dos dons da criação. Saber o que são e quais são os – Caatinga, Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas –, bem como compreender a necessidade urgente de sua preservação significa, também, conhecer mais sobre nós mesmos e sobre nossa própria preservação.

Nesta edição da Revista Voz da Igreja apresentamos artigos que procuram aprofundar esta reflexão e nos inspirar a vivenciarmos a Quaresma e a Fraternidade não apenas em nossas paróquias e comunidades, mas em nossa vida cotidiana com toda a sociedade.

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo