Santuário Perpétuo Socorro celebra jubileu de 100 anos das novenas no mundo

O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba (PR), comemora no próximo dia 09 de julho, o Jubileu Mundial de 100 anos das novenas. Para as festividades, a comunidade terá 24 horas de novenas e celebrações especiais. Na capital paranaense, a prática devocional já acontece há 62 anos e movimenta milhares de pessoas de Curitiba e Região Metropolitana todas as quartas-feiras. São muitos os relatos de graças alcançadas e os testemunhos de fé e devoção popular.

Início das Novenas

A novena perpétua ao ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nasceu em 1922, na Paróquia Santo Afonso, na cidade de St. Louis, Missouri (EUA). A ideia inicial foi do missionário redentorista padre André Brown. A partir de então, a devoção tornou-se rapidamente conhecida e foi levada para vários países, principalmente através dos Missionários Redentoristas que abriam novas casas de missão. Essa devoção, entretanto, vem desde 1866, quando o papa Pio IX entregou o ícone da Mãe do Perpétuo Socorro aos Redentoristas, pedindo que a tornassem conhecida no mundo todo.

No Brasil, a expressão mais importante da devoção mariana é a celebração da novena perpétua em santuários, paróquias, comunidades e hospitais, por exemplo. Em Curitiba, as tradicionais novenas acontecem, ininterruptamente, desde o início da década de 1960. A primeira aconteceu na Capela da Glória, na avenida João Gualberto e contou com a participação de apenas oito pessoas. Como a devoção espalhou-se rapidamente, a Capela ficou pequena e, nove anos depois foi construído o atual santuário, que atrai milhares de devotos anualmente.

A novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro faz parte não só da história do bairro Alto da Glória, mas de toda a cidade. Por isso, a comunidade redentorista está mobilizando esforços para tornar essa comemoração um marco para o povo curitibano, tão assíduo, semanalmente, em todos os 17 horários de novena. Celebrar o jubileu é um momento especial de encontro e respeito às manifestações culturais e religiosas do nosso povo.

Foto: Arquivo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Foto: Arquivo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Atividades

Para comemorar a data, os Missionários Redentoristas e membros das diversas pastorais e movimentos do Santuário organizaram atividades diversas, como uma exposição fotográfica com 100 fotos que demonstram a história das novenas em Curitiba.

Foto: Arquivo do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Foto: Arquivo do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Foi realizado também um Concurso Cultural para a escolha do Hino Oficial do Jubileu e uma Noite Cultural, com danças, músicas e poesia. Além disso, um manto especial e uma medalha foram confeccionados em homenagem a Nossa Senhora. Em paralelo a essas atividades, os Missionários Redentoristas têm visitado diversos lares, instituições e comércios em geral levando a bênção do Ícone Peregrino de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Atualmente, são realizadas 17 novenas a cada quarta-feira, das 6h às 22h, de hora em hora, sendo três delas com a Santa Missa. Segundo dados do Santuário, somente nesse dia, aproximadamente 30 mil pessoas passam pelo Santuário e mais de 150 mil pessoas por mês participam das celebrações. No período de um ano, esse número chega a 2 milhões de pessoas.

Jubileu

No dia 09 de julho de 2022 será comemorado oficialmente o Jubileu Centenário, nas dependências do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conforme a programação:

programação jubileu

 

 

Crônica histórica

“O ano era 1960. Fazia um ano que Curitiba tinha vivido a experiência forte das Missões Populares, através de uma grande missão redentorista. Entusiasmado com o fervor da missão, o bispo pediu que assumissem ali uma paróquia. Os redentoristas queriam, na verdade, erguer em Curitiba, em um local de fácil acesso, um Santuário dedicado a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Foi então que Dom Manoel da Silveira D’Elboux ofereceu, em caráter provisório, uma capela conhecida como Nossa Senhora da Glória, localizada na parte central da cidade, erguida num terreno particular da tradicional Família Leão.

Neste ano de 1960, chegaram os três primeiros redentoristas para começar o trabalho de devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: Padre Tiago Schomber, pároco; Vicente Crotty e Wenceslau Smutny, vigários. Foram esses que deram início às novenas em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba.

No primeiro ano, eram apenas duas novenas, uma às 7h30 e outra às 19h30. Um ano mais tarde foram acrescentados mais três horários: 15h, 16h e 17h. No dia 30 de setembro de 1964, foram acrescentados mais dois horários; em 1980 já eram onze.

A frequência do povo às novenas era tão grande que logo a Novena começou tomar a Avenida João Gualberto. Os missionários tornaram-se conhecidos como a salvação da cidade, pois todos sabiam que nas quartas-feiras era possível confessar a qualquer hora do dia, naquele refúgio do Perpétuo Socorro.

Um ano após o início da obra missionária, no dia 10 de agosto de 1961, assumiu os desafios como superior, o padre Tomé Mc Carthy.

Entre 1964, quando a frequência das novenas se aproximava de vinte mil por semana, a prefeitura viu-se obrigada a solicitar ao Departamento de Trânsito a interrupção do tráfego na avenida em frente à pequena igreja da Glória.

Por outro lado, Deus continuava, através de sua Mãe, a mexer com o coração dos fiéis. O consulado de Portugal abriu mão da praça onde construiria um monumento e cedeu aos redentoristas para a construção da igreja.

Começaram, então, os maiores desafios: apresentar o projeto da igreja e buscar recursos para a construção. O Santuário foi construído com a contribuição dos fiéis devotos.

Coube a Koso Kassai, arquiteto e engenheiro civil, desenvolver um projeto para o templo.

Na época, os missionários pediram que o templo fosse um lugar amplo, sem colunas, e que de qualquer lugar da parte interna fosse possível ver o altar, seguindo um estilo de teatro. O resultado foi uma igreja de arquitetura ousada e original, tornando-se uma estrutura marcante na cidade de Curitiba.

Com muita luta e sacrifício, no dia 29 de junho de 1969, Festa de São Pedro e São Paulo apóstolos, foi inaugurada a atual igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Esse dia contou com uma programação especial. Houve uma procissão da pequena capela da Glória até o estádio do Coritiba, que fica ao lado do Santuário, pois havia ali, naquele dia, mais ou menos trinta mil pessoas. A noite, após a celebração da missa, houve uma festa no salão do estádio.

Não há dúvida de que a devoção à “Mãe do Socorro” é obra de Deus. Por saber disso, o povo confia no Perpétuo Socorro através de Maria.

Os missionários apresentaram ao povo de Curitiba a sua Mãe, Mãe do Perpétuo Socorro, levando adiante o pedido do Papa Pio IX que confiou a eles a tarefa de fazê-la conhecida no mundo inteiro.”

(FONTE: Arquivo do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro)

————————–

Com informações do Departamento de Comunicação do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba