Pascom Brasil promove Semana da Comunicação 2022

Pelo terceiro ano consecutivo, a Pascom Brasil celebrará a Semana da Comunicação. Ela acontece em preparação para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Neste ano, outros setores comunicativos da Igreja no Brasil participam da organização: a Assessoria de Comunicação e a Comissão de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Signis Brasil, os Jovens Conectados, o Ministério de Comunicação Social da Renovação Carismática Católica (RCC), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).

As atividades serão realizadas nos dias 23 e 26 de maio, com transmissão pelo canal da CNBB no YouTube, e no dia 29 de maio, uma celebração eucarística com transmissão pela TV Canção Nova

Atividades

No dia 23 de maio, a partir das 19h30, acontece a primeira atividade, com a Leitura Orante da Palavra de Deus. O roteiro foi preparado pelo Cristonautas Brasil e contará com a meditação da Palavra da religiosa paulina e ex-assessora da Comissão para Comunicação da CNBB, Irmã Elide Fogolari, e pelo secretário do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Márcio Oliveira. O texto bíblico que conduzirá a reflexão será Marcos 12,28-34.

A segunda atividade da Semana da Comunicação acontece no dia 26 de maio, com início às 19h30. O aprofundamento da mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais será conduzido pelo grupo de reflexão sobre comunicação da CNBB. A mediação será feita coordenador-geral da Pascom e membro do grupo, Marcus Tullius.

.: Íntegra da mensagem do Papa

No domingo da Ascensão do Senhor, comunicadores de todo o Brasil poderão celebrar o Dia Mundial das Comunicações por meio da transmissão de duas celebrações eucarísticas, em sua intenção, direto do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG).

A primeira celebração, às 8h, será presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, com transmissão pela TV Canção Nova.

Preparação

A Pascom Brasil disponibilizou o subsídio “Escutar com o ouvido do Coração” em preparação para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O conteúdo foi produzido pelo GT Formação da Pascom Brasil e tem o objetivo de auxiliar os agentes da Pascom no aprofundamento das reflexões propostas pelo Papa Francisco e sua reflexão na mensagem “Escutar com o ouvido do coração”.

A Pascom Brasil orienta cada realidade pastoral (comunidade, paróquia, diocese e regional) a se servir do material da melhor forma, promovendo encontros de forma presencial ou on-line. Dentre as novidades do subsídio, estão textos de apoio sobre a temática da escuta e da sinodalidade, roteiro para rodas de conversa, além de dicas de livros e filmes sobre o assunto.

FONTE: Portal Canção Nova