Sinodalidade será o principal tema das Semanas de Formação Missionária

O Centro Cultural Conforti, o Instituto de Educação, Cultura e Humanidades (INSECH) e a Rede Latino-Americana de Missiólogos e Missiólogas de Curitiba promovem a partir deste mês as “Semanas de Formação Missionária”, com cursos de extensão e capacitação destinados a animadores, missionários e agentes de pastorais. Serão quatro cursos, ofertados no formato on-line.

O primeiro curso acontecerá de 21 a 25 de março, das 19h30 às 21h, com o tema: “Sinodalidade e Missão”. As aulas serão ministradas pelos padres Joachim Andrade, doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP, e Estêvão Raschietti, doutor em Teologia pela PUC-PR. As inscrições podem ser feitas pelos sites do INSECH e Missiologia.

Os demais cursos terão como temas: Esperança em tempos sombrios; Cultura, enculturação e missão; Paróquia missionária e modelos de pastoral. Haverá uma taxa de contribuição de R$ 50 por curso e entrega de certificado de participação.

A proposta da capacitação é introduzir os participantes à temática da sinodalidade em suas implicações com a missão, com o objetivo de fortalecê-los em sua consciência e prática missionária e capacitá-los a promover iniciativas de formação em suas comunidades, paróquias e dioceses.

PROGRAMAÇÃO DO PRIMEIRO CURSO

De 21 a 25 de março
Das 19h30 às 21h
On-line: plataforma Zoom
Segunda-feira, 21: Sinodalidade como realidade estrutural da Igreja – A reforma quista por Francisco.
Terça-feira, 22: Sinodalidade, conversão pastoral e missão – Para uma ação e uma articulação coerente com o concílio respeito a tudo e a todos (DSD 30).
Quarta-feira, 23: A caminhada sinodal latino-americana – Desafios e perspectivas a partir da última Assembleia celebrada na Cidade do México.
Quinta-feira, 24: O clericalismo que paralisa a Igreja em saíde – O distanciamento do modelo pastoral do Vaticano II e da tradição libertadora latino-americana.
Sexta-feira, 25: Elementos básicos e perspectivas para um Igreja sinodal em saída – Escuta, aprendizagem, habitar as fronteiras, participar dos projetos de vida dos povos.
CONHEÇA OS ORIENTADORES:

Nascido na Itália, há mais de 30 anos no Brasil, padre Estêvão Raschietti é missionário xaveriano. É mestre em Teologia Dogmática – com concentração em Missiologia -, pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP), e doutor em Teologia – com concentração em Teologia Sistemático-Pastoral – pela PUC-PR. Foi secretário executivo do Centro Cultural Missionário da CNBB. Atualmente, é diretor do Centro Cultural Conforti de Curitiba (PR).
Natural da Índia, há 30 anos no Brasil, padre Joachim Andrade é missionário do Verbo Divino. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP, atuou no país como formador, animador missionário e vocacional. Foi também Superior Provincial da Província Brasil Sul do Verbo Divino (Paraná). Atualmente, é professor na PUC-PR.

semanas-de-formacao

FONTE: Instituto de Educação, Cultura e Humanidades