Uma tela surpresa

Alguém certa vez afirmou: “A vida te traz surpresas, as surpresas te trazem vida”.

E eis que de forma repentina compartilhei de um regalo inesperado.

Surpreendido por um telefonema, do outro lado da linha, ontem me chamava Dom Pedro Fedalto, ressuscitado e no auge de seus juvenis 96 anos. E assim dizia:

“Venha aqui amanhã às 9 horas que quero falar com você! Preciso que me explique umas coisas novas da Igreja, pois quero lhe falar de umas ‘verdades antigas’. Ah, e depois peço fique para o almoço. Até porque haverá aí qualquer coisa e quero que você participe também”.

E lá fui eu para esta “qualquer coisa” que na verdade revelou-se não uma “coisa qualquer”. Tratou-se de uma reprodução do homenageado em uma tela a óleo, semelhante a uma fotografia, presenteada ao antístite emérito pelo senhor Prefeito Municipal Rafael Greca de Macedo.

:: Dom Pedro Fedalto ganha retrato a óleo de artista curitibano

Uma figura exemplar quase centenária vem personificada em obra de arte, pois mais do que tudo seu agir ensina a ”arte de viver”. E quando for para o paraíso, a vontade do doador é de que este quadro seja eternizado no Museu de Arte Sacra da Urbe da Senhora da Luz.

Parabéns Dom Pedro! Continue sendo este homem de Deus, de boa reputação e efígie bem retratada, que na condivisão das surpresas do cotidiano é uma tela longeva a reproduzir com arte a grandeza generosa do Pai Criador.

Louvado seja Deus, que além de nos ter feito à sua imagem e semelhança, ainda nos dá pessoas ícones do amor divino, que a cada prosa compõem nos umbrais de nossa história “uma tela surpresa”.

(Texto de Pe. Fabiano Dias Pinto – Reitor do Seminário Rainha dos Apóstolos)