Vamos falar sobre política?

Um conjunto de organismos da Igreja no Brasil, entre os quais as Comissões Episcopais Pastorais para o Laicato e para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançaram o caderno “Encantar a Política”.

O projeto retoma questões centrais das encíclicas do Papa Francisco – Laudato SíFratelli Tutti e da exortação pós-sinodal Evangelii Gaudium, que tratam, entre outros temas, da alegria do Evangelho, do cuidado com a casa comum (meio ambiente) e abordam a Política como decorrência ética do mandamento do amor.

A publicação é gratuita e está organizada em cinco capítulos: a) A universalidade do Amor Cristão; b) A amizade social e a ética na política; c) As grandes causas do Evangelho; d) Cuidar da Casa Comum; e d) 2022 – Eleições e Democracia.

Baixe seu Caderno Encantar a Política AQUI!

Com o objetivo de possibilitar uma leitura crítica do momento atual e que aponte para o exercício de uma cidadania ativa, a Comissão da Dimensão Sociotransformadora da Arquidiocese de Curitiba propõe um estudo detalhado sobre o material. “Queremos oferecer formações para a promoção da Boa Política”, afirma Silvia Kreuz, coordenadora da Escola Arquidiocesana de Formação Fé-Política Dom Ladislau Biernaski.

Serão três encontros presenciais na Paróquia Imaculado Coração de Maria, a partir das 19h, nos dias 10, 17 e 24 de agosto. Silvia também acrescentou que “as pessoas que participarem das formações poderão ser convidadas a integrarem a rede de assessores do projeto, que ofertará formações para as pastorais e paróquias, posteriormente.”

Confira os temas que serão trabalhados em cada encontro:

1º dia   |   10.08   |   19h

A UNIVERSALIDADE DO AMOR CRISTÃO
1. Alargar o conceito do amor ao próximo
2. Solidariedade como valor
3. Buscar o Bem Comum
4. O Bem Comum e a paz social

AMIZADE SOCIAL E ÉTICA DA POLÍTICA
1. Realidade atual da política
2. Proposta para a ação
3. Diferentes espaços da Política

2º dia   |   17/08   |   19h

AS GRANDES CAUSAS DO EVANGELHO
1. Evangelização e Política
2. Paz fundada na Justiça
3. Causas estruturais da pobreza
4. Para uma civilização do amor

CUIDAR DA CASA COMUM
1. Ecologia Integral
2. Grito da Terra, grito dos pobres
3. Qual é lugar da política?

3º dia   |   24/08   |   19h

2022 – A POLÍTICA MELHOR, ELEIÇÕES E DEMOCRACIA
1. Recordar a crise política e institucional do Brasil
2. Princípios éticos para um governo de união nacional