Você mora em Curitiba? Conheça o quarto onde um grande santo dormiu!

Há exatos 42 anos, um grande santo desembarcava em solo curitibano… Ele ficou apenas uma noite na capital paranaense e o quarto onde dormiu guarda viva a memória de sua santidade. O local é aberto para visitação de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Acompanhe o relato de Dom Pedro Marchetti Fedalto que conta a detalhada história da visita deste santo a Curitiba, no livro “Reminiscências: 90 anos de idade – 50 anos de bispo”:

“No sábado de manhã, 5 de julho, o céu estava nublado. À tarde saiu um sol tênue entre as nuvens. As autoridades eclesiásticas, civis e militares aguardavam a chegada do Papa, todos emocionados. No horário previsto, o Papa João Paulo II estava no aeroporto. Tive o privilégio de ser o primeiro a cumprimentá-lo, beijar-lhe o anel e pedir-lhe a bênção. O Papa, alegre, recebeu os cumprimentos de todas as autoridades. Muitos fiéis de São José dos Pinhais cumprimentavam o Papa. No saguão do aeroporto muitos passageiros saudavam o Papa e ele, comovido, retribuía com sorriso, amabilidade e afabilidade.

Do aeroporto até o estádio do Coritiba, a rua foi toda ornamentada com bandeirinhas e flores nas sacadas enfeitadas e muito povo aplaudindo entusiasmadamente o papa. (…)

Às 18h00 chegou ao estádio Couto Pereira, todo florido, por onde passava o Papa, que era ovacionado pelo povo, sobretudo os poloneses e seus descendentes. Era um verdadeiro delírio. O Papa recebeu o sal e a broa polonesa, beijando-a devotamente. De Tomás Coelho foi trazida uma casa típica dos imigrantes poloneses de cem anos atrás. O Papa entrou nela. Dom Ladislau Biernaski, Bispo Auxiliar e o Padre Benedykt Grzymkowski, Reitor da Comunidade Polonesa no Brasil, saudaram emocionados o Papa, agradecendo sua visita e manifestando todo afeto pela visita a Curitiba. Vieram depois cantos em polonês e danças típicas das regiões da Polônia. O Papa ficou radiante, oferecendo um quadro de Nossa Senhora de Czestokowska e terço aos cantores.

Em seguida, o Papa recolheu-se no Arcebispado, onde se hospedou. (…)

Fui sozinho acompanhando o Papa ao salão nobre da Cúria para o jantar.”

No texto, Dom Pedro Fedalto conta que 80 pessoas participaram no jantar e o salão nobre estava esplendidamente ornamentado. O Papa sentiu-se contente e, satisfeito, foi dormir bem tarde. Naquela noite, o arcebispo metropolitano não dormiu, mas passou em vigília na capela. E relatou: “Às 8h15, o Papa partiu da residência arquiepiscopal. Era comovente ver tantos fiéis que, devotamente, saudaram o Papa. Calcula-se que havia um milhão de pessoas da Catedral ao Centro Cívico.”

Conheça o quarto

Hoje, o prédio onde era a antiga residência arquiepiscopal compreende o centro administrativo da Cúria Metropolitana e o quarto onde São João Paulo II dormiu continua intacto. A cama, os lençóis, a escrivaninha com a cadeira, a mesa de cabeceira com o abajur, a poltrona, o genuflexório e até a casula usada na Santa Missa realizada no dia 6 de julho, no Centro Cívico. O quarto também possui algumas fotos na parede e o telegrama enviado pelo Pontífice agradecendo a acolhida e a estadia. Certamente, um lugar abençoado!

A visita ao local é gratuita e pode ser feita em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Ficou curioso(a) para conhecer o quarto onde um santo dormiu? Esperamos você!

A Cúria Metropolitana fica na Avenida Jaime Reis, 369, Alto São Francisco, Curitiba (PR).

São João Paulo II pelas ruas de Curitiba / Arquivo Arquidiocese de Curitiba
São João Paulo II e Dom Pedro Fedalto – chegada a Curitiba / Arquivo Arquidiocese de Curitiba

São João Paulo II na chegada ao Centro Cívico / Arquivo Arquidiocese de Curitiba

Missa celebrada pelo Papa no Centro Cívico - reprodução web/Arquivo Rádio ConstrutivaMissa celebrada pelo Papa no Centro Cívico – reprodução web/Arquivo Rádio Construtiva