O Apostolado da Oração, hoje Rede Mundial de Oração do Papa, é uma obra pontifícia cuja missão é rezar e viver os desafios da humanidade e da missão da Igreja que preocupam o Santo Padre, expressos nas suas intenções mensais. O Apostolado nasceu na França, na cidade de Vals no dia 3 de dezembro de 1844 em um seminário jesuíta. Completa, portanto, em 3 de dezembro de 2019, 175 anos de sua fundação. Em Curitiba, está presente há 110 anos.
Para marcar os 175 anos desta obra, o Apostolado da Oração de Curitiba promove a 42ª Concentração das Famílias do Apostolado.
Será no dia 1º de dezembro, a partir das 8h30, na Paróquia Sant’Ana (Campo do Santana – Curitiba). O tema do encontro será “O Coração da Missão da Igreja é a Oração.
Confira o convite abaixo:
HISTÓRICO DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO – REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO DO PAPA
O Apostolado da Oração nasceu na França, na cidade de Vals no dia 03 de dezembro de 1844 em um seminário jesuíta. Esse era o local onde os missionários passavam após retornar das missões do sul da Índia e da África, seus testemunhos cheios de ardor e alegria contagiaram os jovens seminaristas ao ponto que, estes já não tinham o desejo de concluir os estudos, mas sair em missão devido à grande necessidade de missionários.
Cheio de sabedoria o padre formador, Francisco Xavier Gautrelet, orientou-os a permanecer e completar os estudos, oferecendo juntamente com seus trabalhos, orações, pensamentos, alegrias e sofrimentos pela missão da Igreja. Surge desta forma o Oferecimento diário, que começa a ser rezado nas comunidades, Pe. Francisco deu o nome de Apostolado da Oração e esta prática espiritual espalhou-se rapidamente.
A devoção espalhou-se por toda a França, Espanha e Portugal com uma grande luta com os jansenistas, doutrina que causava um grande afastamento dos féis aos sacramentos, de maneira especial da Eucaristia. Até que no dia 28 de agosto de 1794 o Papa Pio VI, na sua Constituição Apostólica “Auctorem fidei” declara que a doutrina que rejeita a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é falsa, temerária e ofensiva. Declara ainda que a devoção ao Coração de Jesus é algo essencial.
No ano de 1849 é apresentado pelo bispo de Le Puy ao Papa Pio IX, que confere uma autorização diocesana e tempos depois para uma aprovação do Santo Padre, que aprova os estatutos unindo a esta espiritualidade, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, até um carisma dos sacerdotes da Companhia de Jesus.
Em 1856, o Papa Pio IX instituiu a Festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus e recomendou a consagração de todo o mundo a Ele. E em 1889 o Papa Leão XIII consagra todo o gênero humano ao Coração de Jesus na Encíclica Annum Sacrum, exortando os fiéis a pratica das primeiras sextas-feiras, conforme o pedido de Santa Margarida Maria Alacoque.
Bento XV aprova o culto ao Coração de Jesus com missa e ofício próprio em um decreto em 1921. Pio XI recomenda o culto de expiação e reparação na Encíclica Miserentissimus Redemptor. Contudo, Pio XII no dia 15 de maio de 1856 publica a Encíclica Hautietis Aquas, tendo em vista, toda a história da piedade popular e as revelações particulares à Santa Margarida Maria sobre o culto ao Coração de Jesus; “Essa verdade fundamental permite-nos entender como o Coração de Jesus é o coração de uma pessoa divina, quer dizer, do Verbo encarnado, e que, por conseguinte, representa e nos põe ante os olhos todo o amor que ele nos teve e ainda nos tem. E aqui está a razão por que, na prática, o culto ao Sagrado Coração é considerado como a mais completa profissão da religião cristã”.
Os grupos de Apostolado da Oração espalharam-se por todo o mundo através dos missionários jesuítas e chegaram ao Brasil aonde o Pe. Bento Schembri fundou na cidade do Recife, em 1867, o primeiro centro do Apostolado da Oração no Brasil, mas somente quando o Pe. Bartolomeu Tadei fundou um grupo de Apostolado da Oração em Itú-Sp é que foi sendo bem aceito e propagado por todos os Estados.
APOSTOLADO DA ORAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA
Em Curitiba, o primeiro grupo de Apostolado que se tem notícia, foi fundado no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, bairro Água Verde, com um pequeno grupo de fiéis no dia 20 de outubro de 1910, atualmente com 110 anos.
O Apostolado da Oração de Curitiba conta hoje em dia com 266 grupos, presente em quase todas as paróquias da Arquidiocese de Curitiba e está organizado em regiões episcopais e setores pastorais. No último censo realizado em 2010 contava com aproximadamente 3000 pessoas consagradas,
Os encontros acontecem mensalmente, com os coordenadores dos grupos, no salão da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família. Recebem orientações e direção espiritual, atualmente do Pe. Maurício Gomes dos Anjos, para poderem realizar encontros em suas paróquias e comunidades. Também acontecem mensalmente encontros dos coordenadores de setor, que proporciona um trabalho de formação que se aproxime da realidade local.
Embora o Apostolado da Oração complete esse ano o seu Jubileu de 175 anos, tenha passado por diversos tempos e chegado aos dias atuais atualmente passa por um processo de Recriação. Com novos estatutos e com uma espiritualidade baseada no Caminho do Coração, busca adaptar-se às realidades do tempo presente como a Rede Mundial de Oração do Papa, um serviço de oração, atenta às necessidades do mundo.