1º Encontro Lectionautas – Arquidiocese de Curitiba – 14 e 15 de maio

Jovem! Que tal um upgrade na comunicação com o Senhor? Acontece neste final de semana (14 e 15 de maio) o primeiro encontro Lectionautas da Arquidiocese de Curitiba.

A Ir. Valéria Andrade Leal -Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus – nos conta a seguir mais sobre o Projeto Lectionatas!  Confira:

Smartphone, tablets, redes sociais, buscadores… São meios de nos mantermos conectados com o mundo e com pessoas de diversos lugares e culturas. Mas não podemos nos esquecer de estar conectados também com Deus. Pensando nisso, a Igreja propõe aos jovens de toda América Latina o projeto Lectio Divina para jovens:Lectionautas. O projeto busca dar ao jovem a oportunidade de conhecer e praticar uma leitura orante e vivencial da Palavra de Deus tornando-se discípulo missionário, rezando e vivenciando a Palavra e contagiando outros jovens a fazerem a experiência do amor de Deus. É o convite a uma viagem nas “águas mais profundas” (Lc 5,4) que é a Palavra de Deus. A bússola a guiar é a Bíblia refletida e rezada através do método da Lectio Divina.

Lectio Divina é um método de leitura, oração e vivência da Palavra de Deus que segue quatro etapas: leitura, meditação, oração e contemplação/ação, isso sem esquecer uma boa preparação e a petição das luzes do Espírito Santo. Trata-se de entender, rezar e viver a Palavra de Deus.

No Lectionautas a internet e redes sociais são usadas para partilha de experiências do jovens entre si e também para fornecer algumas explicações do texto como se pode conferir em http://www.lectionautas.com/site/ (na versão em espanhol) ou http://www.lectionautas.com.br/ (na versão em português). Antes de iniciar é realizada uma formação sobre o método com oficinas. Os participantes formam grupos de partilha pelas redes sociais e também poderão encontrar-se periodicamente para partilhar as experiências. A prática da Lectio Divinafavorece e aprofunda a experiência do encontro com Jesus e forma discípulos missionários, pois a experiência leva o jovem a contagiar outros jovens para fazerem a mesma experiência.

A iniciativa do Projeto é do Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho – CELAM e das Sociedades Bíblicas Unidas e busca levar um a animação bíblica aos movimentos e grupos juvenis.

Para a juventude, a Bíblia indica a direção correta de como ser jovem ser deixar de cristão, como ser pessoa autêntica e feliz sem renunciar aos seus valores fundamentais. A Lectio Divina só vem aprofundar e potencializar ainda mais a capacidade do jovem de caminhar com Deus e ser protagonista de sua própria história e da sociedade.

Inscrições (41) 2105-6364 / [email protected]

(texto publicado na Revista Voz da Igreja – Maio/2016)