
Em parceira com a Arquidiocese de Curitiba, a Paróquia São José Trabalhador promoveu, no dia 27 de agosto, o 1º Fórum EcoSolidariedade de Responsabilidade Socioambiental. O evento reuniu mais de 200 pessoas que discutiram saneamento básico, equilíbrio ecológico e conscientização solidária, além de debater ações que possam reduzir o impacto da atuação humana no meio ambiente.
Participaram do evento o Pe. Carlos Marson, idealizador e coordenador do Projeto Ecosolidariedade, Rubens Secco, engenheiro agrônomo especialista em gestão de resíduos e diretor executivo do Projeto, o Coordenador da Campanha da Fraternidade de Curitiba e João Santiago, que abordou a motivação e objetivos da igreja ao escolher o saneamento básico como tema para a campanha da fraternidade.
Também estiveram presentes a Gestora de Educação Ambiental da Sanepar, Rosélis Presznhuk, que falou sobre a gestão pública e os serviços de saneamento básico, o secretário estadual do meio ambiente, Antônio Carlos Bonetti e o promotor do meio ambiente, Dr. Sérgio Cordoni, que tratou do saneamento básico como direito humano. Além dos especialistas, o arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, também esteve no Fórum e falou da missão da Arquidiocese na questão de saneamento básico.
As atividades foram baseadas na Campanha da Fraternidade 2016, que pretende assegurar o direito a saneamento básico e trabalhar para a construção de políticas públicas que garantam o equilíbrio da Terra.
No final do evento, foi formada uma mesa redonda para que os participantes pudessem fazer sugestões e tirar dúvidas.
Confira mais sobre o evento na página da Paróquia São José Trabalhador.