Ano Mariano – Os sinais de Aparecida

ano-marianoNeste ano Jubilar em que comemoramos os 300 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida vale a pena recordar os sinais que esta imagem representa para o povo brasileiro.

1º Sinal – O corpo e a cabeça da Imagem

Sabemos pela história da pesca milagrosa de Nossa Senhora Aparecida que no primeiro lance da rede veio o corpo da Virgem, e no segundo lance a sua cabeça. Este fato nos recorda a pregação do apóstolo São Paulo, na qual apresenta que o corpo deve estar ligado à cabeça (Cf. Cl 1, 18); deste modo, nós que somos o corpo Místico de Cristo devemos estar unidos a Ele (Jesus), a cabeça da Igreja.

2º Sinal – A virgem estava na Barca

Assim que foi pescada, a Virgem Aparecida ficou com os pescadores na barca. Este sinal nos lembra do início da vida pública de Jesus, pois Ele convida simples pescadores para serem seus colaboradores no anúncio do Reino de Deus (Cf. Mc 1, 16-20). Também hoje Jesus continua a contar com os homens e mulheres de nosso tempo para serem seus discípulos missionários.

3º Sinal – Mãos postas

Ao contemplarmos a Imagem da Nossa Senhora Aparecida vemos que ela está de mãos postas. Desde a Anunciação do Anjo Gabriel (Cf. Lc 1, 26-38) até o Cenáculo durante a Igreja nascente (Cf. At 1, 14), Maria é o modelo de vida orante para toda a humanidade. E até hoje ela continua a interceder junto a Deus por nós e nos ensina a também sermos perseverantes na vida de oração.

4º Sinal – É a mulher vestida de Sol

Abaixo dos pés da imagem de Nossa Senhora Aparecida nota-se que ela está pisando sobre a lua. Maria é a mulher vestida de sol que nos conta o livro do Apocalipse, no capítulo 12, versos 1 e 2. Maria só se tornou grande porque se fez pequena diante da missão que Deus Pai lhe confiou. No céu, foi coroada como a rainha e de lá ela exerce a função de nossa advogada e defensora.

Deus amou tanto a virgem Maria que fez por ela tudo o que podia de grande e maravilhoso. Maria, Mãe Aparecida, olhe por nós e de modo particular sobre nossas mães neste mês de Maio, mês Mariano, mês dedicado a elas. Amém.

Ir. Lucimar Nascimento de Novais, MAD

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo