Homenagem a todos os catequistas

Elevamos nossa gratidão a Deus pelos catequistas de nossa Arquidiocese

Nesse mês vocacional celebraremos também o Dia do Catequista, no último domingo de agosto.

Nossas comunidades preparam gestos de gratidão e rezam de um modo todo especial por estas pessoas que não cansam de se empenhar na comunicação da Palavra de Deus.

jesus-catequista

Sua vocação
Você, catequista, é chamado por Deus. O Senhor tomou a iniciativa e o convidou para que fizesse parte de sua obra, e você disse sim.
“Sua vocação foi gestada no coração do Pai, para que pudesse chegar aos corações dos seus filhos e filhas com a mensagem da VIDA: Jesus Cristo. Sabemos das dificuldades que enfrenta para realizar a sua missão, mesmo assim, teimosa e dedicadamente, prossegue neste peregrinar de partilha, de despojamento e aprendizagens.” (D. Eugênio Rixen).

Elevamos nossa gratidão a Deus pelos mais de 6000 catequistas de nossa arquidiocese que disseram o seu sim. Pedimos que o Senhor continue renovando o seu chamado a este verdadeiro exército, que nasceu do coração do Senhor e se mantém firme em seu ministério.
Elevamos nossa gratidão a Deus por tantos catequistas que caminham em busca de um perfil de comunicador da Palavra de Deus. Muitos são os que não se cansam de crescer, buscando configurar-se à pessoa do próprio Cristo. Queremos agradecer porque em nossa arquidiocese propomos um perfil bem definido para este ministério – o catequista mistagogo: um instrumento que conduz ao mistério a partir de sua fé, seu testemunho e experiência de vida.

Elevamos nossa gratidão por tantas ações catequéticas em nossa arquidiocese. Queremos lembrar aqui dos encontros dinâmicos, das celebrações com os catequizandos, do uso de simbologias, das festas de entrega, da preparação próxima aos sacramentos da iniciação cristã, das expocatequeses, dos workshops pastorais, das maratonas bíblicas, da Catequese Familiar, das iniciativas que levam os catequizandos a saírem das salas de encontro, levando a catequese para a comunidade e para o chão do mundo. Há que se ressaltar o belíssimo trabalho para implantação e condução do Catecumenato de Adultos na grande maioria de nossas paróquias. Temos visto um crescimento na quantidade de adultos que buscam nossas paróquias para serem batizados ou para completarem os sacramentos da iniciação cristã.

Queremos elevar nossa gratidão porque nossa catequese está assumindo um novo jeito de ser, tornando-se catecumenal.

A coordenação arquidiocesana agradece a todos os catequistas espalhados por nossa Igreja particular de Curitiba. Agradece especialmente aos catequistas que estão sempre sintonizados com as propostas arquidiocesanas, aqueles que lutam por uma Igreja de comunhão e participação, a tantos que se mostram muito próximos da arquidiocese pela participação em eventos, pela comunicação, serviço e afeto.

Tal proximidade ajuda-nos a construir uma catequese com o rosto das comunidades e nos enche de alegria e estímulo.

A catequese de nossa arquidiocese é construída a partir de muitos rostos. Sinta a sua face presente entre tantas faces, pois você é parte de tudo isso. Você é colaborador na obra de uma catequese que cresce rumo à maturidade em Cristo Jesus (Ef. 4,13).

Que o Senhor derrame as suas copiosas bênçãos, para que você continue vivendo com alegria e perseverança a sua vocação genuína, pelas mãos de Maria, nossa Mãe querida e catequista do Filho de Deus!

ORAÇÃO DO CATEQUISTA:

oracao-do-catequista

 

Texto produzido pela Comissão de Animação Bíblico Catequética da Arquidiocese de Curitiba.

Coordenador: Pe. Luciano Tokarski

 

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo