Equipes de Liturgia participam de formação centrada na inspiração catecumenal

formacao-liturgica-9
No dia 16 de março a comissão litúrgica da arquidiocese de Curitiba promoveu a primeira formação de 2019 para as equipes de preparação de Missa, ministros leitores e cantores. A Formação Litúrgica da Região Episcopal Sul foi realizada no Santuário Santa Rita de Cássia e contou com cerca de 90 participantes. No encontro, os participantes viveram um sábado de espiritualidade e de aprendizado técnico e prático sobre a liturgia, os cantos litúrgicos e a proclamação da Palavra.

No período da manhã, os participantes refletiram com os mediadores Pe. Mario Barão, Diácono Cleverson, Jackson e Silviane, Sidney Basilio e João Eduardo Dias sobre a inspiração catecumenal nas celebrações. Foi abordado desde a preparação do rito, passando pela escolha dos cantos e a execução técnica dos ministérios de música, à proclamação da Palavra. Na sequência, houve uma vivência na qual os participantes puderam experimentar na prática, por uma dinâmica pessoal e comunitária, a Leitura Orante aplicada aos cantos, finalizada com a partilha dos participantes testemunhando o que vivenciaram neste momento.

Já no período da tarde, os participantes se dividiram em Oficinas que abordaram e aprofundaram de forma mais técnica e prática os temas apresentados pela manhã. “Bate Papo sobre Liturgia”, “Oratória para Leitores”, “Técnica Vocal para Cantores”, “Prática Instrumental e Regulagem de som para Igrejas” foram as oficinas ministradas por Diácono Cleverson, João Eduardo Dias, Sidney Basilio, Jackson e Silviane, respectivamente.

A próxima Formação Litúrgica acontecerá para a Região Centro e Centro-Oeste, no Santuário Perpétuo Socorro, em 15 de Junho e as inscrições acontecerão aqui em nosso site.

Por João Eduardo Dias – membro da Comissão Litúrgica

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo