Seminário Menor completa 60 anos no Orleans, comemorados no dia de São José

seminario-sao-jose-4

Em 19 de março, dia de São José, o Seminário Menor Arquidiocesano São José da Arquidiocese completou 60 anos de sua instalação na região do Orleans, em Curitiba. Neste período, mais de mil alunos foram seminaristas, passaram 10 reitores e dezenas de padres formadores. Mais de 130 alunos chegaram ao sacerdócio na Arquidiocese de Curitiba e em outras Dioceses do Paraná, além de 14 bispos, incluindo dois arcebispos (dom Anuar Battisti e dom José Antônio Peruzzo) e um cardeal (dom Odilo Scherer). São 123 anos desde a fundação do seminário. Antes de se instalar no Orleans, estava localizado no bairro batel, onde hoje está o Seminário Maior Rainha dos Apóstolos.

A inauguração do prédio, em 15 de março de 1959, contou com celebração presidida pelo núncio apostólico, dom Armando Lombardi, e presença de bispos de diversas regiões e de ilustres autoridades. “Diante de tanta ênfase dada a este acontecimento, contando com a presença das maiores autoridades eclesiásticas, civis e militares do Estado e da Capital, percebe-se quanto iria representar no futuro este seminário para a Igreja e para a sociedade”, já previa-se no livro de registro do Seminário. Confira aqui o registro completo do dia.

“É uma referência para a região, contribuiu muito para o crescimento local”, afirmou o atual reitor, padre Régis Bandil, comentando sua alegria em estar como reitor nesta ocasião, enfatizando a importância do seminário para a formação de tantos jovens: “Rendemos graças por esse dia, e que o seminário continue por muitos anos a servir a Igreja”.

seminario-sao-jose-5

A missa em Ação de Graças pelos 60 anos de seminário da região foi presidida pelo bispo auxiliar de Curitiba, dom Francisco Cota e concelebrada por Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito, e por dom Sérgio Arthur Brasch de Ponta Grossa. Contou com presença de representantes do clero da Arquidiocese de Curitiba, incluindo muitos ex-seminaristas do local, além de seminaristas e familiares. Na sequencia, foi realizado almoço festivo e tarde de confraternização. Ainda em celebração aos 60 anos no Orleans, dia 24 de março, às 9h, será dia de Academia Lítero Musical e Missa em Ação de Graças com a presença de ex-seminaristas do Seminário.

fotos: Patryck Madeira

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo