Arquidiocese de Curitiba inicia Escola de Comunicação para as paróquias

escola-comunicacao-reboucas-12
Uma novidade na área da comunicação foi colocada em prática na Arquidiocese de Curitiba: a Escola de Comunicação. A primeira formação desta escola foi realizada no sábado, dia 18 de maio, reunindo agentes de Pastorais de Comunicação (Pascom) e outras pessoas interessadas em contribuir com a comunicação das paróquias do setor Rebouças da Arquidiocese. O encontro foi realizado na paróquia Imaculada Conceição e contou com fala de: Padre Luiz Kleina, pároco e coordenador da Comissão de Comunicação da Arquidiocese; Bárbara Moraes, assessora de marketing da Arquidiocese; e Antônio Kayser, coordenador da Pascom Arquidiocesana e da Pascom do Regional Sul 2 da CNBB.

A Escola é uma iniciativa da Comissão de Comunicação da Arquidiocese. Cada um dos 15 setores paróquias devem receber a formação entre 2019 e 2020, sendo o conteúdo deste encontro relacionado à fundamentação teórica para a implantação da Pascom nas Paróquias e de como esta pastoral funciona, propiciando também conhecimentos técnicos e práticos, tais como: gerenciamento de redes sociais, escrita criativa, fotografia, entre outros.

A formação realizada no setor rebouças foi muito elogiada pelos participantes: “assim que recebemos o convite percebemos que era uma excelente iniciativa, pois contribui para a qualificação da comunicação das paróquias e, principalmente, para que haja mais integração entre as pastorais de comunicação”, comentou Danúbia Ravena, da Pascom da Paróquia Imaculado Coração de Maria. Ela comentou que sai muito animada do encontro por saber que há um caminho para maior colaboração entre os comunicadores da Igreja.

_mg_0637

No mesmo sentido o Pe. Rogério de Melo, coordenador do setor Rebouças, também presente no evento, parabenizou a criação da Escola como um caminho que leva para a união. “A Pascom na paróquia contribui imensamente para que os trabalhos sejam visíveis e, agora trabalhando integradas possibilita-se uma maior divulgação dos trabalhos e evangelização pela comunicação”.

Pelo formato adotado pela Comissão de Comunicação, a formação vai ser realizada em uma tarde a ser agendada em cada um dos setores pastorais da Arquidiocese de Curitiba. A próxima formação será no setor Boqueirão, em 29 de junho, com inscrições a serem abertas ao final de maio. É direcionada para agentes de Pascom ou pessoas que possam contribuir na implantação da mesma em sua paróquia, em ambos os casos com indicação do pároco.

A escola reforça um trabalho antigo da Pascom e é resultado de uma longa caminhada, em que se somam diversas iniciativas realizadas desde 2012. “É um grande momento da comunicação da Arquidiocese de Curitiba, certamente será uma inspiração para a Pascom do regional e das diversas localidades Brasil”, comentou Antônio Kayser.

Confira fotos do encontro
(fotos: Pascom -Paróquia Imaculada Conceição e equipe de comunicação da Arquidiocese de Curitiba)