Semana de Oração pela Unidade Cristã 2019: um chamado à justiça e ao cuidado

souc2019
* por Ir. Raquel de Fátima Colet, FC
Movec – Movimento Ecumênico de Curitiba

A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é uma experiência consolidada da consciência ecumênica das igrejas, tendo originado e fortalecido outras tantas iniciativas de diálogo. É promovida internacionalmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e, em nível de Brasil, desde a década de 1980 é orientada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). No hemisfério sul, sua realização comumente antecede a solenidade de Pentecostes, expressando um chamado às comunidades cristãs para a busca da unidade na diversidade reconciliada.

A SOUC 2019 foi preparada pelas igrejas da Indonésia, país do sudeste asiático detentor de uma expressiva diversidade étnica e religiosa. Nesse país de minoria cristã (menos de 10% da população), a pluralidade de credos e culturas convive com o desafio de superar os conflitos gerados pelo fundamentalismo religioso e as disputas entre grupos étnicos. O tema escolhido é inspirado no texto bíblico de Deuteronômio 16, 11-20: “Procurarás a justiça, nada além da justiça”. Dessa forma, busca-se refletir e orar que o convite à reconciliação entre crentes considera também os contextos e estruturas socioculturais que fomentam e legitimam a injustiça, a corrupção e a intolerância.

souc-2019O CONIC-Minas Gerais trabalhou na adaptação do subsídio original para a realidade brasileira, agregando às reflexões uma oportuna dimensão ecológica decorrente dos crimes ambientais ocorridos recentemente nas terras mineiras. Considera-se, assim, que a unidade e a justiça estão vinculadas ao compromisso ativo e profético com direitos da Casa Comum, lugar da coexistência e do cuidado mútuo.

Em Curitiba, a SOUC é dinamizada pelo Movimento Ecumênico de Curitiba (MOVEC) e acontecerá entre os dias 03 a 08 de junho com celebrações em diferentes igrejas cristãs. Neste ano, cabe um destaque à Noite Musical (o4 de junho) que acontecerá simultaneamente em duas comunidades, uma luterana e outra católica, reunindo diversos grupos de canto e coros.

PROGRAMAÇÃO EM CURITIBA:

(confira também a página do MOVEC)

souc-1souc-2souc-3douc-4souc-5souc-6

 

 

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo