Dom Peruzzo em entrevista à Rádio Vaticano: “para sermos Igreja jovem, precisamos aprender com os idosos”

Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, está participando do 1º Congresso Internacional “A riqueza dos anos” que está sendo realizado no Vaticano. Dom Peruzzo é o presidente da Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil e esteve na primeira mesa de debates do Congresso.

Foto: Dicastério dos Leigos, Família e Vida

Na ocasião, ele concedeu uma entrevista à Rádio Vaticano, para falar sobre a pastoral do idoso em Curitiba e sua importância para a Igreja. Sua entrevista foi publicada no portal de informações da Santa Sé, o Vatican News.

Para Dom Peruzzo “uma Igreja que não se volta para seus idosos não sabe o que fazer com o seu passado”. Sobre a experiência que tem visto dos voluntários da Pastoral da Pessoa Idosa, ele comentou: “Estou convencido de que se quisermos ser Igreja jovem, precisamos nos deixar ensinar pelos idosos”.

O bispo conta que “os que visitam os idosos mostram a maravilha do sentido da vida que redescobrem ao encontrar os que são considerados sem sentido pela mentalidade consumista”. Confirma que com esta experiência “não se pode falar de milagre, mas que é milagrosa” tanto para os que visitam quanto para os idosos. Ainda observa “Quando falamos de Deus, o afeto é a introdução, não é possível evangelizar sem ternura”.

A delegação brasileira é a mais numerosa, observa com alegria, agora todos aguardam com muita expectativa o encontro com o Papa Francisco que será realizado nesta sexta-feira (31) no Vaticano. Parecem crianças ansiosas para abraçar o vovô que amam!

Confira aqui a entrevista completa realizada por Silvonei José do Vatican News, com Dom José Antônio Peruzzo

dom-peruzzo-vatican-news

Fonte: Vatican News