Curitiba terá formação sobre a Campanha da Fraternidade 2020 na próxima segunda-feira (10)

A Arquidiocese de Curitiba promove no dia 10 de fevereiro, a partir das 19h, no auditório da TV Evangelizar no centro de Curitiba, o Seminário da Campanha da Fraternidade 2020. A proposta do evento é aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade deste ano a todos interessados, além de contribuir para capacitar as pessoas que puderem atuar como multiplicadores de ações relacionadas ao tema da Campanha junto a suas paróquias, escolas, movimentos eclesiais, ou outros.

O evento é gratuito e a formação será ministrada por Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Família e Vida da CNBB, que apresentará as propostas contidas no texto-base da Campanha da Fraternidade, elaborado pela CNBB. A abertura contará com o arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo. Iniciativas similares a este seminário de formação ocorrem em diversas localidades do Brasil neste período que antecede o lançamento da CF, oferecendo subsídios para o engajamento das lideranças da Igreja e da sociedade na Campanha.

Há mais de cinco décadas, a Campanha da Fraternidade busca despertar a solidariedade dos fiéis católicos e da sociedade em geral em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. Em 2020, o tema é “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e a proposta é estimular um olhar atento e detalhado para a vida em todas as instâncias, desde o seu princípio até o seu fim natural e também sobre a vida do planeta, a casa comum.

Neste ano, a Campanha é inspirada pelo lema bíblico do bom samaritano: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). Na parábola, quando todos desviavam de um homem ferido e caído, o samaritano movido pela compaixão gasta seu tempo, oferece seu meio de transporte e se dispõe a pagar as despesas da hospedaria dele. Assim como na parábola, hoje são muitas as pessoas em condição de fragilidade, não apenas nas ruas, mas jovens em sofrimento, pessoas com depressão, idosos fragilizados, entre outros. O texto-base propõe uma “revolução no cuidado”, para defender a vida destas pessoas indo além da doação de valores. Este cuidado significa romper com as indiferenças e olhar com atenção para os problemas sociais ligados às pessoas fragilizadas e buscar as formas de solução.

Santa Dulce dos Pobres foi homenageada como o ícone da Campanha da Fraternidade deste ano, por representar a escolha pelo dom de defender a vida ao cuidar com compaixão do ‘outro’. O exemplo dela, ao cuidar de tantas pessoas ‘caídas’, representa a defesa da vida dos mais frágeis.

A abertura oficial da CF 2020 acontece na quarta-feira de cinzas, primeiro dia da Quaresma, neste ano em 26 de fevereiro. Durante a Quaresma, a Campanha vive seu tempo forte, com ações intensas promovida pelos organismos ligados à Igreja.

cf-2020

Seminário da Campanha da Fraternidade 2020 em Curitiba