Paróquias de Curitiba trocam experiências sobre acolhida a migrantes

whatsapp-image-2020-02-17-at-13-35-20

No sábado, 15 de fevereiro, cerca de 30 pessoas representantes de diversas paróquias da Arquidiocese de Curitiba estiveram reunidas para o 1º Encontro de Formação da Pastoral do Migrante. O objetivo era iniciar um mapeamento, organizar e trocar experiências sobre o acolhimento aos migrantes na região. O encontro foi realizado no Seminário Filosófico Scalabriniano – Uberaba.

“Foi um momento de partilha, onde todos tiveram a oportunidade de partilhar as experiências vividas nas paróquias como também tirar duvidas e somar esforços relacionados aos atendimentos, aprendizados e novas sugestões de trabalho na acolhida dos Migrantes e Refugiados”, comentou a coordenação da Pastoral Arquidiocesana do Migrante.

A equipe de Coordenação assessorou o encontro, fazendo uma rápida memória da Pastoral do Migrante Curitiba, conversando sobre atividades já existentes e provocando novas atitudes que possam ser trabalhadas nas paróquias. No questionário sugerido sobre a presença de migrantes nas paróquias foi confirmado que há diversos trabalhos de acolhida, cursos, projetos, capacitações promovendo inclusão social entre outras ações que atendem e auxiliam os migrantes. Muito destes trabalhos são promovidos por voluntários que atuam nas paróquias e comunidades. Como necessidade o grupo identificou a como uma das metas buscar mais informações para orientação sobre documentação para os migrantes e ampliar atuação nas realidades existentes.

Novos encontros de formação e partilha deverão ser realizados com o objetivo de ampliar conhecimentos e partilhas.

O encontro foi encerrado com Missa na capela do seminário, celebrada pelo padre colombiano Luis Hernando Bello Gutiérrez, com animação do Grupo do Terço dos Homens da Comunidade Nossa Senhora da Vitória, Paróquia São Pedro- Umbará.

whatsapp-image-2020-02-17-at-13-35-18-1

 

Animados na missão seguimos com este Espírito, que somos chamados a sonhar, a celebrar e a viver com alegria, com e pelos irmãos migrantes. (Lucia Bamberg).

 

Fotos: Pastoral do Migrante

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo