Arcebispo empossa Conselho inovador

Conselho Econômico Arquidiocesano empossado na última segunda-feira (24) inova ao contar com mulheres conselheiras, seguindo exemplo dado pelo Papa Francisco no Conselho de Economia da Santa Sé e do Vaticano. O Conselho volta a atenção às questões financeiras e administrativas mais relevantes  da Igreja local

whatsapp-image-2020-08-26-at-10-00-14

O Salão Nobre da Cúria Metropolitana – aquele mesmo em que jantou São João Paulo II em sua visita a Curitiba em 1980 – foi o espaço de mais um ato histórico na noite da última segunda feira, 24 de agosto de 2020. Nesta ocasião, o arcebispo Dom José Antônio Peruzzo empossou um novo grupo de conselheiros. Inovador é que pela primeira vez na história da Arquidiocese, o Conselho Econômico Arquidiocesano terá oficialmente em seus quadros a presença de mulheres não apenas prestando assessoria, mas com voz e vez no próprio conselho.

Para o arcebispo “é uma oportunidade de promover a presença feminina em funções de salutar importância para a caminhada da Igreja, em consonância com o Papa Francisco”. Aliás, já em sua segunda audiência geral como Papa em 2013, Francisco enfatizou o papel das mulheres como “primeiras testemunhas da Ressurreição de Cristo”. Em março de 2015, Francisco publicou os primeiros Estatutos da Secretaria e do Conselho para a Economia, visando critérios de “prudência e eficiência”. E, nisso, o próprio Papa quis contar com mulheres, quando no último dia 6 de agosto de 2020 nomeou, para o Conselho de Economia da Santa Sé e do Vaticano, seis mulheres entre os membros que contam com oito cardeais de diversos lugares do mundo e um leigo italiano.

Na Igreja de Curitiba, o novo Conselho Econômico tem como membros Sr Carlos Montovani Witkowski, Sr Francisco Carlos Santos, Sr João Barreto Lopes, Sra Karini Chiamulera de Matos Czeluzniack, Sra Lucila Bieberbach e o Padre André Biernaski, que será o responsável pelos arquivos do Conselho e a teor do Canon 492 representará o arcebispo em eventual ausência.

Além de expressar-se para cooperar com o governo do arcebispo no âmbito administrativo e econômico para o cuidado com os bens da Igreja (cf. Cânon 493) estes serão os membros a analisar e a programar Receitas e Despesas tendo em vista o uso dos recursos para a ação pastoral da Arquidiocese. Poderão cooperar na nomeação ou confirmação do ecônomo em seu trabalho e de acordo com as leis concernentes aos bens temporais exercitar a vigilância pelo bom uso dos bens materiais à disposição da evangelização. Estarão informados acerca dos órgãos da Mitra Arquidiocesana, da atuação do ecônomo e das principais resoluções. Sua atenção estará voltada às questões financeiras e administrativas mais relevantes, como por exemplo as candentes questões imobiliárias ligadas à ação evangelizadora em toda a Arquidiocese de Curitiba.

A Reunião de posse contou com uma acolhida dos membros e um momento de oração conduzidos por Dom José Antônio Peruzzo, depois do que o censor arquidiocesano e assessor canônico Padre Fabiano Dias Pinto explicou as funções dos conselheiros de acordo com os Documentos da Igreja. Recordou as leis e as orientações mais recentes do Papa Francisco, ficando à disposição para orientar as considerações dos presentes. Este assim se expressou: “Estas pessoas já trabalham no contexto do mundo comercial e empresarial. Agora foram vistos como capazes de servir a Igreja com sua perícia. Os escolhemos com discernimento entre os membros do Colégio de Consultores por sua capacidade ‘em economia e direito civil e distintos pela integridade’ como afirma o Cânon 492 do Código de Direito Canônico”.

Dom Peruzzo demonstrou seu contentamento com os conselheiros e acolheu a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade dos novos membros em singelo e expressivo momento de oração junto à Capela da Cúria Metropolitana. Finalizou encorajando-os a serem “bons discípulos e missionários” e lhes deu uma bênção, agradecendo a disponibilidade de cada um e cada uma e reafirmando “a confiança em sua preciosa colaboração para o bem da Igreja”.

whatsapp-image-2020-08-26-at-10-00-14-1