Estreia de composição musical celebra a afirmação da fé essencial entre católicos e luteranos presente na DCDJ

Marcando os 21 anos da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação (DCDJ), o Coro Arquidiocesano Luz dos Pinhais, em parceria com músicos luteranos do Sínodo Paranapanema, lança neste dia 31 de outubro, às 9h, a música e o vídeo-clipe “Confessamos Juntos”clipe

Há vinte e um anos as comunidades luteranas e católicas celebravam um passo importante no percurso da unidade. Posteriormente assumida por outras comunidades confessionais, a assinatura da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação (DCDJ), em 31 de outubro de 1999, em Ausburgo/Alemanha, representou o ponto de chegada do compromisso ecumênico de décadas entre católicos e luteranos, bem como imprimiu um novo frescor nos caminhos do diálogo. Assim, a memória dos passos dados são oportunidades singulares para celebrar a tessitura do ecumenismo na vida e missão da Igreja de Cristo.

Lançamento do vídeo musical: Entre os frutos do artesanal e cotidiano compromisso com o diálogo, colhemos nesse ano de 2020 a unidade traduzida em verso e melodia, na obra composta em conjunto pela musicista Lislie Moraes de Carvalho, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), e pelo maestro Jose Luis Manrique, da Igreja Católica Apostólica Romana. “Confessamos Juntos” recolhe e comunica a afirmação de fé essencial presente na Declaração Conjunta, pela qual luteranos e católicos professam que “é Cristo que nos salva. Somente por graça, na fé na obra salvífica de Cristo e não por nosso mérito”.

A contribuição dessa obra faz-se sentir, em primeiro lugar, como testemunho ecumênico de seus compositores, ambas pessoas convictas do diálogo, engajados afetiva e efetivamente em iniciativas de diálogo. Da mesma forma, é um contributo litúrgico-espiritual e pastoral para todas as comunidades cristãs, oportunizando que a DCDJ seja mais conhecida e melhor compreendida por elas.

Por essa via estética, como cristãs e cristãos somos convidados/as à experiência de encontro com Cristo Jesus, Senhor e Salvador e, como fruto dessa experiência, conduzidos/as às boas obras.

Confira aqui o vídeo “Confessamos Juntos”

* Texto por Ir. Raquel de Fátima Colet, FC

Acesse aqui a Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação (DCDJ)

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo