“Feito tudo para todos” – com este lema, padre William Lemes assume, no dia 11 de fevereiro, como pároco da Paróquia São Sebastião, em Bateias, Campo Largo

Aos 30 anos de idade e cinco de ordenação, padre William está prestes a assumir um dos maiores desafios de sua vida: tornar-se pároco de uma paróquia tradicional e que tem quase trinta comunidades!

A Paróquia de São Sebastião, em Bateias, Campo Largo tem 64 anos e teve à frente os padres da Congregação Sociedade de Cristo nos últimos 54 anos. A comunidade é formada, em grande parte, por descendentes de poloneses.

Padre William conta como recebeu o convite para ser o novo pároco: “Quando soube pelo Arcebispo que seria nomeado pároco, a notícia causou-me alegria e tremor. Uma nova missão avizinha-se, novos rumos evangelizadores somam-se ao meu Ministério Sacerdotal. Acolhi e procurei rezar todo aquele momento.”

Ao ser ordenado sacerdote, em 2016, padre William escolheu como lema a passagem bíblica de II Cor, 22b: “Omnia omnibus factus”   “Feito tudo para todos”. Ele conta que, no momento em que foi designado para assumir a Paróquia, teve em mente esta passagem. “Recordei do lema presbiteral que escolhi: “Feito tudo para todos”. Neste lema quero continuar a ser o testemunho perene da Paixão morte e Ressurreição do Senhor Jesus Cristo, anunciando a todos de Bateias que somos amados e queridos por Deus. Sou um servo do Senhor e na imagem de Jesus Bom Pastor quero continuar junto às famílias o Reino de Deus”, afirma.

Ele destaca ainda que a força da tradição e o tamanho da paróquia que está assumindo são realmente desafiadores, mas que o desafio é elemento de motivação, jamais de obstáculo: “Assumo a missão de pároco numa Paróquia com 64 anos de idade (1957), organizada em 29 comunidades, algumas mui distantes da Sede-Matriz, mas não serão obstáculos; pois a alegria do Encontro e a fé celebrada com as famílias compensará tudo. Será uma verdadeira experiência de saída”.

Por fim, padre William deixa desde já sua saudação à comunidade que lhe acolhe neste momento: “Querida Paróquia de São Sebastião- Bateias, vamos continuar a construir o Reino de Deus, somando forças humanas e nunca prescindindo da graça de Deus. “Depois disto ouvi a Voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui envia-me” (Isaías 6,8). Com estas palavras do Profeta alinho minha missão e meu ministério sacerdotal com todos. Fui enviado para levar as “Boas notícias do Reino”. Sob os olhares de São Sebastião caminharemos em direção a Jesus Cristo, nosso Redentor”, conclui.

Conheça um pouco mais sobre Padre William Sales:

A posse de Padre William na Paróquia São Sebastião será na missa do dia 11 de fevereiro, às 19h30. (Imagem: Divulgação)

“Feito tudo para todos” (II Cor 9,22b)

Omnia omnibus factus

William Rone da Silva Lemes nasceu em Curitiba aos 13 de Julho de 1990, filho de  João da Silva Lemes (natural Peabirú-Pr) e de Antonia Salete S. da Silva Lemes (natural Capinzal-SC).

William iniciou seu acompanhamento vocacional no ano de 2004, no Seminário Menor São José-Órleans, com o Pe. João Maria Stech, coordenador da pastoral vocacional. Incentivado pelo Pe. Rivael de Jesus Nascimento, pároco da Paróquia Anjo da Guarda. Recebeu a aprovação para ingressar no seminário no dia 27 de novembro seguintes.

No dia 13 de fevereiro  de 2005, ingressou no Seminário Menor São José em Órleans. No ano de 2008, ingressou no Seminário Maior Bom Pastor, onde concluiu, em 2010, o curso de Filosofia na Faculdade Arquidiocesana de Filosofia-Uniandrade.

Em 13 de fevereiro de 2011, ingressou no seminário Maior Teológico Rainha dos Apóstolos, onde concluiu os quatro anos do curso de Teologia no Studium Theologicum, obtendo o bacharelado pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, em 10 de dezembro de 2014, e com reconhecimento do curso junto ao MEC (Ministério da Educação).

No dia 01 de Novembro de 2015, foi ordenado diácono por Dom José Antonio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba, na Paróquia Anjo da Guarda, sendo provisionado para exercer o diaconato no Seminário São José em Orleans, como Vice-Reitor.

No ano Santo Extraordinário da Misericórdia, aos dias 25 de Junho de 2016, foi ordenado presbítero,  pelas mãos de Dom José Antonio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba, na Paróquia Anjo da Guarda, em Almirante Tamandaré-PR.  O lema escolhido pelo Neo sacerdote é tirado da carta de São Paulo aos Coríntios: “Feito tudo para todos” – Omnia omnibus factus (II Cor 9,22b).

OFÍCIOS

Aos 05 de agosto de 2016, foi nomeado Vice-Reitor, promotor vocacional e mestre de disciplina do Seminário Menor São José.  Realizou os estudos vocacionais pela Escola Vocacional pelo Regional Sul II, concluindo em 2 anos o curso.

Aos 14 de março de 2018, foi eleito secretário da ARSEM, Associação dos Reitores de Seminários Maiores na Arquidiocese de Curitiba.

Prosseguindo com os estudos, fez Pós-graduação em Educação pela Faculdade Bagozzi, concluindo o curso em 2018.

No dia 05 de Agosto de 2018, tomou posse como vigário na Paróquia Santuário São José Capão Raso, desenvolvendo as atividades pastorais naquela porção do povo de Deus.

Foi nomeado a integrar a Comissão Provincial Birritual de tutela para a atenção a denúncias de abusos e para a proteção de crianças, adolescentes e vulneráveis e qualificado como delegado aos 30 de maio de 2020.

Aos 17 de Setembro de 2020, foi nomeado assessor eclesiástico da 13º Comissão Movimentos Eclesiais da Arquidiocese de Curitiba.

Aos 11 de Fevereiro de 2021 tomará posse como pároco na Paróquia São Sebastião- Bateias Campo Largo.