IAFFE lança Escola Arquidiocesana de Comunicação Religiosa

escola-site

Comunicar a fé católica de acordo com os documentos da Igreja, refletir sobre a comunicação da Igreja no Brasil e no mundo, obter os melhores resultados com a utilização das tecnologias disponíveis. Esses são alguns dos objetivos da Escola Arquidiocesana de Comunicação Religiosa, que acaba de ser lançada pelo IAFFE – Instituto Arquidiocesano de Formação na Fé, da Arquidiocese de Curitiba. A Escola, aberta a todos os públicos das paróquias, e não apenas aos integrantes das Pastorais de Comunicação, é uma das novidades do Instituto neste ano.

As aulas começam já no mês de junho e as inscrições estão abertas. O curso terá disciplinas como “Desafios da Igreja na Comunicação – documentos e processos” dias 13 e 27/06, “Análise Crítica da Comunicação da e na Igreja – Brasil, América Latina e mundo” dias 11 e 25/07, “Relacionamento com a Imprensa e novas mídias” dias 15 e 29/08, “Pastoral da Comunicação à luz do Diretório de Comunicação da CNBB” dias 12 e 26/09, “Oratória e Comunicação por novos meios” dias 17 e 24/10 e “Comunicação Religiosa – entre a razão e a emoção” dias 07 e 21/11. Entre os professores, estão nomes como Irmã Élide Fogolari, que esteve à frente da produção do Diretório de Comunicação da CNBB; Dr Elson Faxina, atuante há mais de 30 anos no magistério de Comunicação Social e presente na comunicação católica; a teóloga Ana Beatriz, professora em diversas faculdades católicas; Dr Pe Joaquim Parron, defensor da modernização da comunicação católica, formador e professor universitário; e a jornalista Adriane Werner, professora universitária com forte atuação na formação de religiosos em Oratória.

A intenção, com o curso, é levar à comunidade a reflexão sobre como melhorar a comunicação da Igreja, em suas diversas formas. Por isso, ao lado do estudo crítico da comunicação atual e dos documentos da Igreja, estão também as disciplinas práticas, que abordarão técnicas de Oratória, pregação e o uso das mídias sociais. Além de fortalecer e incentivar as Pastorais da Comunicação nas Paróquias, provocar a criação de Pascom onde não houver, o curso também será de grande valia para o público geral das comunidades, como catequistas, ministros da Palavra e da Eucaristia, líderes de grupos, entre outros.

Por causa da pandemia de Covid-19, todos os cursos serão ofertados remotamente. O propósito do Instituto é fortalecer as lideranças da Igreja para que se consolidem no estado permanente de missão.  Os cursos terão aulas ao vivo transmitidas pela plataforma TEAMS, quinzenalmente aos domingos pela manhã, das 8h às 11h30. A taxa de inscrição é de R$ 20 e as mensalidades são de R$ 25. Os materiais produzidos pelos facilitadores serão também disponibilizados aos participantes.

Para se inscrever, basta preencher o formulário clicando aqui.

Mais informações: (41) 2105-6318, 98740-3653, catequese@mitradecuritiba.org.br.